O cuidado e atenção especial com a taxa de conversão deve ser frequente em qualquer site, independente do segmento em que você atua. Esse termo é muito importante para o negócio.
São otimizações feitas em seu site, para que o cliente conclua ações com mais facilidades, seja para finalizar uma compra ou entrar em contato com um consultor.
A Otimização de Conversão (CRO) é uma forma inteligente de melhorar a performance de resultados, aproveitando o mesmo tráfego que determinado site recebe diariamente. Dessa forma, é possível garantir muitas conversões sem aumentar a quantidade de visitas de uma página.
As técnicas de CRO podem ser aplicadas em vários canais de comunicação, entre os quais: Landing Pages de materiais ricos, CTAs (Call-to- Action), blogs e páginas de carrinho.
Na prática, o CRO funciona da seguinte forma: imagine que você tem um site para o seu escritório de contabilidade. Por mês, a página recebe 2 mil visitantes. Porém somente 20 pessoas entraram em contato, o que resulta da uma conversão de leads de apenas 1%.
Por isso, você não deve investir todas as suas estratégias somente para aumentar a quantidade de visitas. É necessário melhorar a conversão dos usuários que já acessam o seu site.
Para se ter uma ideia, uma conversão pode ser um clique em um banner, uma compra realizada no seu E-commerce, um pedido de teste para um produto SaaS e um contato para conversar com o consultor da sua empresa.
Diante desse cenário é fundamental que você escolha qual é o tipo de conversão que trará mais resultados para as suas metas diárias.
Se o seu objetivo é aumentar o número de leads, a criação de Landing Pages específicas e pensadas para conversão, é essencial para as estratégias de CRO.
A disputa pela atenção dos usuários está a cada dia mais acirrada no mundo online. A concorrência é tão pesada como no meio offline.
A conquista por usuários virou uma briga de gigantes, seja por meio do tráfego orgânico, com técnicas de SEO ou comprando tráfego através da mídia paga, como Facebook Ads e Google Ads.
Se você tem uma loja de roupas, por exemplo, o nível de dificuldade para conquistar as primeiras posições no Google é complicado. Basta analisar as palavras-chave mais importantes do segmento.
O termo roupa masculina tem 49.500 buscas mensais. Já a palavra-chave roupa infantil tem 74.000 buscas a cada mês. Imagine então conseguir novos acessos neste mercado? Exige muito trabalho e investimento. Por isso, o CRO ganhou importância na rotina dos profissionais de marketing, uma vez que é mais fácil atrair os acessos que já estão na página do que buscar novos clientes, para aumentar os lucros do negócio.
Um bom trabalho de CRO, ajuda a reduzir o alto investimento em CAC (Custo de aquisição de clientes). No entanto, um dos erros mais comuns das pessoas é acreditar que o número de leads, de clientes ou qualquer outro tipo de conversão já é o suficiente.
Qualquer site, independente do seu segmento, sempre terá itens para ajustar em sua página.
Foi-se o tempo em que as estratégias de marketing digital e de CRO eram construídas com base no “achismo”. Se você ainda aplica decisões dessa forma é melhor rever os seus conceitos. Caso contrário, tem grandes chances de perder tempo e dinheiro.
É fundamental que uma simples ou grande mudança seja testada antes de aplicada. A mesma ação, pode funcionar para determinada página ou segmento e não ser efetiva para o seu negócio. A inconstância ocorre porque é o público que acessa as suas páginas e ele tem opiniões diferentes para cada negócio ou segmento.
Uma forma interessante de testar as alterações é aplicar o teste A/B. Esse modelo divide o tráfego de uma página para duas versões diferentes, que são denominadas de “A” e “B”. O valor de tráfego é semelhante nas duas páginas. E a versão original é a A, e a outra versão é a B.
No decorrer da campanha, você pode analisar os resultados de cada página para conferir aquela que trouxe mais retorno para o seu objetivo. Entretanto, um bom profissional de marketing deve ter alguns cuidados para conseguir sucesso no teste A/B.
O primeiro deles é que você precisa garantir que realizará somente uma mudança no teste. Se você alterar vários elementos será mais complicado de definir qual foi a alteração que surtiu mais impacto em sua performance.
É importante também ter um cuidado especial com a sazonalidade. O seu teste precisa durar, pelo menos, uma semana.
O internauta que acessa a sua página em uma segunda-feira, pode não ser o mesmo durante o final de semana. Portanto, o seu teste ficará mais confiável se tiver mais tempo de duração.
Além disso, você deve ficar atento com os feriados, datas comemorativas, férias ou outro evento que pode alterar a quantidade e qualidade do seu tráfego.
Essas dicas são essenciais para que você tome decisões mais assertivas e de acordo com o comportamento do seu público-alvo.
Um empresário não pode simplesmente colocar o seu site no ar e acreditar que ele trará resultados em um passe de mágica. Na maioria dos mercados isso é praticamente impossível.
No entanto, grande parte das pessoas precisa acompanhar os seus números para verificar os itens que são necessários mudar ou apenas aperfeiçoar. Pensando nisso, resolvi listar neste artigo diversas dicas para que você aprenda como melhorar a conversão do seu site.
Não é necessário entender de códigos ou ser um especialista em marketing digital. As dicas são fáceis de serem aplicadas no dia a dia. Vamos lá?
1. Escolha o seu ponto de conversão
O primeiro passo é definir qual será a conversão mais importante do seu site.
Um exemplo de conversão é a geração de leads, que são nutridos através do funil de vendas, para transformá-los em clientes. Esse tipo de abordagem é mais usada para vender serviços complexos como a compra de um software, um plano de saúde ou um apartamento.
2. Seja objetivo nas Landing Pages
Uma Landing Page ou uma página de carrinhos não podem ter distrações para os internautas.
Evite incluir links que façam eles saírem sem comprar um produto ou baixar o material que você produziu com tanto carinho. Nestas páginas, coloque somente as informações que os leitores podem considerar mais importantes para realizar a conversão.
3. Crie Landing Pages com informações de qualidade
O formulário de uma Landing Page deve ser fácil e prático. Isso é muito importante para que o internauta não desista de executar a ação na metade do processo. Se possível, coloque somente as perguntas mais importantes.
Na dúvida, pergunte porque você precisa de um determinado dado e verifique se ele fará ou não efeito em sua estratégia.
4. Foque em um bom conteúdo
O item mais importante da sua página sempre será o conteúdo. Ele é responsável por iniciar todo o processo do funil de vendas, conduzindo um visitante até se tornar um cliente. Além disso, construirá a sua identidade e a autoridade no seu nicho.
O conteúdo impacta diretamente em sua taxa de conversão. Já imaginou entrar em uma página e o texto não ter informações confiáveis, não ser bem escrito e não estar alinhado com a linguagem do seu público?
Sem dúvidas, você será analisado com desconfiança, e o seu cliente não terá coragem de efetuar a conversão. Portanto, trabalhe o conteúdo da melhor forma. Entenda as dores, as experiências, os desafios e os desejos da sua persona.
Todo esse conhecimento influenciará no número de conversões.
5. Evite oferecer muitas opções aos clientes
Um dos maiores erros que as pessoas cometem na hora de construir um site é oferecer várias opções para os seus clientes. O excesso pode causar fadiga mental e impedir que ele compre um determinado tipo de produto. O segredo é disponibilizar poucas alternativas, mas que sejam importantes.
6. Aposte no Copywriting
Trabalhar o Copywriting é essencial em qualquer estratégia de marketing. Elas usam gatinhos como escassez e emergência para prender o seu público.
Essa estratégia é utilizada pelo locutor do supermercado, nas propagandas do rádio e da televisão, na mídia paga, no email marketing e diversos tipos de canais de comunicação. Existem alguns recursos que ajudam a deixar a suas copy mais atraente..
Verbos de ação: convidam o leitor a executar algum tipo de tarefa. Exemplo: “Baixe este incrível material”, “Faça o download agora mesmo”.
Números: os internautas têm mais confianças em conteúdos com números, pesquisas e estudos.
Gatilhos mentais: é voltado para a conversão mais rápida. Exemplo: “Corra, os preços vão somente até amanhã de manhã”.
7. Cuide dos títulos
Os títulos devem ser atraentes para aumentar a sua taxa de conversão. Eles devem resumir o conteúdo que a sua mensagem pretende transmitir no texto.
Teste alguns exemplos de títulos com palavras atrativas como grátis, exclusivo, incrível e surpreendente.
8. Pense em uma linda imagem
A imagem também tem um papel muito importante quando o assunto é conversão. Elas são usadas para completar os textos e não podem ser ignoradas, mesmo que o conteúdo esteja perfeito. O seu site deve buscar diversos tipos de comunicação com o seu público.
Há internautas que preferem ler um artigo, outros gostam de imagens e outros preferem os podcasts. Sendo assim, esteja presente em todos os lugares para atrair a sua audiência.
A dica é escolher imagens que apresentam as dores e os desejos da sua persona. Um bom conteúdo pode ser decisivo para que o seu cliente efetue a compra ou baixe um material. Já as imagens servem para chamar a atenção da sua audiência e fazer com que ela fique na página por mais tempo.
9. Use os vídeos ao seu favor
Você também pode usar vídeos para encantar os seus potenciais clientes. Mostre alguém usando o seu produto ou serviço. Se possível, peça para que essa pessoa fale sobre os benefícios e os diferenciais da sua solução.
As pessoas têm mais confiança para comprar um produto quando percebem que ele funciona na prática de forma simples e eficiente.
10. Trabalhe com a psicologia das cores
A psicologia das cores causa um impacto muito grande na percepção dos clientes com a sua empresa.
O laranja, por exemplo, traz confiança. O azul e o verde transmitem uma ideia de credibilidade. O rosa traz romantismo e gentileza. E o vermelho aventura, amor e perigo.
No entanto, é fundamental deixar claro que as cores do seu concorrente nem sempre vão funcionar para o seu o público. Vale lembrar mais uma vez a importância do teste A/B para verificar qual é a melhor cor de botão para o seu CTA ou para um tema do seu site.
11. Acerte no CTA
O Call to Action (CTA) é usado para estimular o seu visitante a executar alguma ação no seu site.
Geralmente, são utilizados em formatos de textos e banners. Você pode colocá-los na parte lateral do seu site, no topo do site também dentro do conteúdo. Porém, tenha cuidado com o exagero, pois o leitor poderá se irritar com o excesso de iscas para chamar a sua atenção.
Nos textos, os tipos de CTAs mais comuns são: comentários no post, seguir nas redes sociais, compartilhar os conteúdos nas redes sociais e assinar newsletter.
12. Crie um site prático
O internauta busca praticidade na internet. Se ele percorre vários caminhos para comprar um produto ou um curso, provavelmente, o seu número de conversões será muito baixo.
Seja direto e observe a usabilidade da sua página. Imagine que você é o cliente. Acesse todas as páginas que aparecem antes, durante e após a venda. Depois, avalie os resultados e anote os pontos que precisam ser alterados urgentemente.
Se possível, peça para que outras pessoas da sua empresa façam esse tipo de teste. Você descobrirá mudanças que nunca tinha imaginado para a página.
13. Fique de olho na velocidade do site
A velocidade do seu site também impacta diretamente nos resultados das conversões.
Diversas pesquisas indicam que quanto mais tempo um site demora para carregar, maior é o abandono de visitantes e por consequência, menor a conversão. Uma forma interessante de minimizar o problema é evitar subir imagens e vídeos pesados para o site. Além disso, recomenda-se atenção especial na hospedagem para melhorar o desempenho.
14. Tenha um site responsivo
Um site responsivo é aquele que pode ser acessado em qualquer tipo de aparelho, seja um computador, celular ou tablet. Quando o acesso fica complicado em um aparelho móvel, provavelmente, o leitor deixará a página com mais facilidade.
Sempre observe como ficam os CTAs ao longo do texto em dispositivos mobile. Atualmente, na maioria dos segmentos, o tráfego de smartphones já supera e muito o acesso através de computadores.
15. Atenção com a primeira dobra do site
A primeira dobra de um site é todo conteúdo que você consegue visualizar na tela sem rolar a página.
É uma das partes essenciais, para se trabalhar a conversão do visitante em uma ação desejada.Portanto, deve-se incluir as informações mais importantes nesse local.
Lembre-se de adicionar o botão de comprar ou baixar para garantir mais conversões.
16. Adicione depoimentos de clientes
Depoimento de clientes é outro recurso importante para o seu site.
As pessoas são mais estimuladas a efetuarem uma compra quando outros clientes do seu mesmo nicho já tiveram sucesso com um determinado produto ou serviço.
17. Mensure os resultados
Na mídia paga é bastante frequente uma palavra-chave gerar tráfego e não garantir boas conversões. Por outro lado, você pode fazer um baixo investimento e mesmo assim ter bons resultados.
Sendo assim, recomendo muito que você mensure as visitas, o custo por aquisição de cliente (CPA) e o custo de cada conversão. Se o custo está alto, provavelmente, a sua oferta está baixa ou a Landing Page não foi produzida com a devida qualidade.
A conversão de um site deve ser acompanhada diariamente.
Fonte: Mentalidade Empreendedora