Ouvir é a habilidade mais importante que um líder pode dominar. Ela é a base para muitas outras habilidades e características que compõem um líder.
Entretanto, acaba sendo uma habilidade difícil de dominar, uma vez que requer que a gente seja mais presente, atento, engajado, aberto e flexível. Boas práticas de audição nesta era digital, por conta do excesso de informação e períodos de pouca atenção, estão se tornando espécies ameaçadas.
Ouvir envolve prestar atenção e criar pistas não-verbais apropriadas ao que se está sendo dito.
Muitos de nós somos culpados por começar uma conversa e colocar um pensamento nela, mas nós não nos damos a chance de ouvir o que os outros têm a dizer porque nunca paramos de falar ou estamos muito ocupados formulando uma resposta para o que achamos que eles vão dizer.
Não escute só com as orelhas externas, mas também com as internas. Ouça com a intenção de ouvir e entender.
“A coisa mais importante em comunicação é ouvir o que não é dito” — Peter Drucker
Ouvir fundamenta boas relações. Por quê? Porque isso mostra que você se importa. Empatia e escuta andam de mãos dadas. Você não pode demonstrar empatia ou inteligência emocional se você não escuta.
A qualidade da nossa audição determina a qualidade da nossa influência. Funcionários querem ser ouvidos e querem ser respeitados. Ouvir transmite esse tipo de respeito e constrói confiança. O que leva a ter membros no time mais motivados e comprometidos.
Em média, nós mantemos apenas 25% do que ouvimos, o que é explicado por nossas ocupações e falta de habilidades de escuta. Qual é a sua proporção entre fala e escuta?
Ouvir é crucial para obter o entendimento completo das situações. Sem essa compreensão completa, alguém pode facilmente desperdiçar o tempo de todo mundo ao resolver o problema errado ou simplesmente apontar um sintoma, em vez da causa principal.
Titãs como a Blackberry, Kodak e Nokia pagaram o preço por conta de líderes que se recusaram a ouvir. Seus líderes operavam em uma bolha e assumiram uma consciência coletiva.
Quanto maior o seu sucesso, mais você precisa estar em contato com novas opiniões e perspectivas e aceitar feedbacks honestos. Ouvir é a melhor maneira de saber sobre as necessidades da sua clientela e criar uma estratégia de sucesso.
A verdade crua é necessária para fazer decisões bem informadas e orientar a organização na direção certa. Bons líderes são ouvintes ativos.
“Líderes que não ouvem vão, eventualmente, estar rodeados de pessoas que não têm nada a dizer” – Andy Stanley
Não é segredo que conhecimento e sabedoria são alcançados não por falar, mas por ouvir. Ouvir inclui escutar aquela “voz interior”. Se algo deu errado, não tente só se justificar.
Mesmo que você se livre disso por um tempo, alguma hora você vai ter que pagar o pato. Integridade verdadeira começa com audição.
Enquanto líder, o seu trabalho é encorajar os outros ao seu redor a serem abertos e honestos sem uma consequência negativa. Ouvir leva autoconsciência e crescimento. Se você não ouve, você não cresce. Além disso, quando os funcionários oferecerem uma ideia deles ou opiniões distintas — seja mente aberta. É sempre valioso ouvir os seus funcionários. A realidade na base é mais diferente do que você pensa. Ela é mais realista e prática.
Uma comunicação pobre vem com um valor altíssimo na etiqueta. Ela é responsável por companhias perderem milhões de dólares a cada ano. Negócios que continuam fortes neste mercado competitivo, entendem a necessidade de abraçar a mudança e a melhora contínuas.
Mais do que nunca, os líderes vão precisar dominar a habilidade de “liderar ouvindo”. O sucesso do seu negócio vai depender disso!
Fonte: Blog do Autor