O Facebook acaba de conceder ao perfil da Receita Federal o selo de autenticidade. A fanpage do órgão é muito popular, com quase 200 mil seguidores que acompanham diariamente as ações, serviços e orientações divulgados pela Receita Federal. Porém, há, dentre os fãs da página, aqueles que criam perfis falsos com aspectos similares aos do perfil verdadeiro para divulgar informações erradas aos cidadãos e causar danos à imagem da instituição. Dessa forma, a Receita Federal solicitou o selo de verificação para apresentar mais esse item de segurança à população.
O selo de verificação é uma ferramenta efetiva para diferenciar a página verdadeira daquelas criadas por terceiros. É uma forma de combater os perfis falsos que trazem dano tanto ao órgão por atentarem contra sua imagem, quanto ao cidadão por trazerem informações incorretas. Para assegurar a integridade do processo de verificação, a rede social Facebook enfatiza em sua central de informações que não é possível comprar nenhum dos tipos de selos de autenticidade. Desse modo somente serão concedidos selos para aqueles perfis e páginas que forem aprovados nesse processo, proporcionando assim maior segurança e confiabilidade ao usuário.
De acordo com a empresa Facebook, páginas e perfis passam pelo processo de verificação autenticidade, podendo receber dois tipos de selos de verificação. Páginas de marcas ou figura e órgãos públicos são contemplados com o selo de verificação azul, que representa a legitimidade do perfil. O selo cinza significa que o Facebook confirmou que é uma página autêntica para a empresa privada ou para a organização que o solicitou.
Fonte: Receita Federal