É preciso se atualizar com as novas tendências de consumo e comportamento para conquistar seu público.
Para marcar o Dia do Consumidor, comemorado nesta terça-feira (15), é muito comum que o comércio realize promoções durante a semana ou o mês inteiro. Neste dia, também é comum que marcas e estabelecimentos comerciais deem início a campanhas de marketing de relacionamento, focadas em descontos e promoções, numa estratégia bastante semelhante à Black Friday, em novembro.
Mas essa similaridade acaba fazendo com que muitas marcas se percam. Para várias delas, realizar promoções, dar um pequeno desconto ou frete grátis já basta para atrair e fidelizar clientes. Contudo, com consumidores cada vez mais exigentes, é preciso se atualizar com as novas tendências de consumo e comportamento, sobretudo em uma data tão especial.
Alexandre Avezum, gerente de customer success e consultoria da Gofind, lista abaixo 5 dicas para você conquistar a preferência e a fidelidade de seu público e se destacar não apenas no Dia do Consumidor, mas em todo o ano:
1. Respeite o direito do consumidor
Você deve estar pensando que esta dica é óbvia, certo? Mas responda mentalmente à seguinte questão: você sabe quais são os direitos reservados ao consumidor e garante que a sua equipe comercial os cumpra em sua totalidade?
Se a sua resposta for não, muito provavelmente você já deve ter desrespeitado algum direito, fazendo o seu cliente ter uma experiência negativa com o seu negócio ou produto. E isso precisa mudar.
Certifique-se de que o código de defesa do consumidor seja uma leitura obrigatória para a cultura organizacional da sua empresa, difundindo-a entre todos os colaboradores, parceiros e fornecedores. Afinal, em qualquer tipo de negócio, seja indústria ou varejo, todos precisam compreender a real importância do cliente.
2. Pratique a empatia
Todo mundo gosta de ser bem tratado. Por isso, entender o seu público é o primeiro passo para um bom atendimento, mas uma estratégia só é capaz de gerar os melhores resultados quando entendemos que, mais do que observar as necessidades do público enquanto consumidores, é preciso entendê-los e tratá-los como pessoas, antes, durante e após o atendimento.
Pessoas são movidas por emoções e ter a sensibilidade de flexibilizar suas formas de abordagem, dependendo da pessoa e do seu humor, é o verdadeiro segredo para um bom atendimento.
3. Conheça e utilize o melhor de cada canal
Uma boa estratégia de marketing explora diversas formas de atingir e se fazer notar pelo público-alvo. Portanto, avaliar quais canais fazem sentido para sua ação, on e offline, lhe permitirá um melhor aproveitamento das vantagens oferecidas por cada um deles.
Canais digitais são cada dia mais assertivos para a definição de públicos específicos e possuem formas de mensuração de resultados mais acessíveis e em tempo real. Já canais tradicionais costumam ter uma abrangência maior, atingindo diversos tipos de público. Mesclar as duas pode ser uma boa ideia, mas tudo dependerá da sua verba e do seu objetivo a curto, médio e longo prazo.
4. Promova integração entre marketing e vendas
Nada pior do que fazer uma campanha certeira, que traga para a empresa diversos leads qualificados e engajados que acabam não sendo abordados pela sua equipe comercial, desvirtuando todos os conceitos de funil de vendas e jornada do consumidor. Ou a situação inversa: uma campanha mal planejada que acaba trazendo leads desqualificados, tomando o tempo da sua equipe com abordagens que não serão convertidas em vendas.
Portanto, a sinergia entre estas duas áreas são indispensáveis para um planejamento bem executado que entregue resultados satisfatórios.
5. Esteja próximo do seu consumidor
Esta é a última, mas talvez a dica mais importante da nossa lista. Mesmo que seja a sua primeira vez planejando uma campanha, colocar o cliente no foco da sua estratégia mostrará o quanto a sua empresa se importa com a experiência do consumidor, aumentando a confiança depositada por ele nos seus produtos ou serviços e potencializando as suas chances de sucesso.
Nada melhor do que demonstrar para o seu público que a marca que deseja lhe vender algo o valoriza para além das datas comemorativas. Por isso, esteja próximo do cliente todos os dias do ano e seja encontrado quando ele mais precisar de você.
Hoje, já existem ferramentas que auxiliam marcas e lojas físicas a se conectarem com as pessoas que buscam pelos seus produtos nas proximidades, facilitando a jornada de compra e tornando a sua campanha de Dia do Consumidor verdadeiramente relevante.
Fonte: Administradores