Todo empresário ou empreendedor tem como principal anseio ver seus negócios sendo bem-sucedidos no mercado. Para que isso aconteça, estes estudam, pesquisam e se dedicam incansavelmente às suas empresas, pois sabem que somente assim terão a chance de se destacar e alcançar o sucesso que almejam.
Não é exatamente uma missão fácil, entretanto é realmente necessário que o gestor maior da empresa se dedique a ela, desenvolvendo uma visão ampla sobre seus processos, sejam eles internos ou externos, para que, dessa maneira, suas decisões sejam as mais assertivas possíveis e, assim, a organização como um todo seja verdadeiramente beneficiada.
Para que ele consiga ter essa visão sistêmica de seu negócio, entendendo quais são seus pontos fortes, pontos fracos, entre diversas outras nuances, existe uma poderosa ferramenta, que tem ajudado empresários e gestores há bastante tempo: a Análise SWOT.
Convido você a me acompanhar nesta leitura e conhecer um pouco mais sobre esta análise e como ela pode te ajudar de uma forma geral. Confira!
O que é Análise SWOT?
Também conhecida como Matriz SWOT, o método de Análise de SWOT foi desenvolvido nos anos 60, na Universidade de Stanford (Estados Unidos), por Albert Humphrey, e rapidamente se espalhou entre as grandes empresas do mundo. O termo “SWOT” vem do inglês, e significa: Strenghts (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças), que na tradução para o português é chamada de Análise FOFA.
Trata-se de uma ferramenta que, como eu disse acima, permite a gestores e empresários ter uma visão mais ampla do cenário geral da empresa, entendendo quais são suas principais forças, fraquezas, quais oportunidades de negócios ela tem e quais ameaças existem, que podem causar algum dano ou prejuízo a ela.
Como funciona e para que serve a Análise SWOT?
Com o objetivo de avaliar e compreender a atual situação da empresa para elaborar um planejamento estratégico mais adequado aos objetivos da organização, a Análise SWOT consiste no preenchimento de uma tabela que contempla tanto o cenário interno quanto externo da empresa.
A análise do ambiente interno fica por conta das duas primeiras bases que compõem o SWOT: Forças e Fraquezas. As forças são as vantagens internas em relação a outras empresas do mesmo segmento, enquanto as fraquezas são as desvantagens em comparação às concorrentes. A partir da contemplação dos resultados obtidos com o método, os gestores trabalham para eliminar as fraquezas e ressaltar as forças da organização.
A análise do ambiente externo, por sua vez, é realizada por meio da avaliação dos itens restantes — Oportunidades e Ameaças, que tratam das possíveis oportunidades que podem gerar ganho à empresa e identificação de possíveis ameaças à implementação de estratégias.
Ao combinar as análises do ambiente interno e externo, a organização tem em mãos um diagnóstico detalhado de sua situação atual e das oportunidades e ameaças que vêm por aí. Assim, a empresa pode se preparar para o futuro, com suporte de um estudo que provém de informações cruciais para a tomada de decisões mais assertivas e elaboração de um planejamento estratégico, que a ajude a alcançar os objetivos e resultados positivos que almeja no mercado.
Qual a importância da sua utilização nas empresas?
Até aqui tivemos uma prévia da importância desta ferramenta para as empresas de uma forma geral. A seguir, apresento-lhe mais alguns motivos que fazem com que a utilização da Análise SWOT traga resultados reais para os mais diversos tipos de negócios. Continue a leitura e confira:
Conhecimento profundo dos negócios
Como eu disse no início do texto, o empresário, empreendedor ou gestor de uma empresa precisa conhecê-la a fundo, para que assim tenha a oportunidade de elaborar estratégias verdadeiramente eficientes, capazes de contribuir, efetivamente e na prática, para o seu crescimento de uma forma geral.
Neste sentido, a Análise SWOT tem real importância, pois ela oferece ao gestor exatamente esta chance de ter um conhecimento mais aprofundado sobre o negócio, já que através dela é possível entender forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, que são os pontos essenciais que se deve ter ciência, para embasar de forma muito mais assertiva o processo de tomada de decisão.
Planejamento estratégico
Por oferecer ao empresário e a seus gestores a oportunidade de conhecer profundamente cada nuance da empresa, a Matriz SWOT é largamente utilizada durante a elaboração do planejamento estratégico de um negócio. Isso porque é dessa análise que o gestor vai tirar os insumos, as informações e os dados que precisa para definir os passos que dará, ao lado de sua equipe, no sentido de alcançar os objetivos definidos no plano de ação e, com isso, os resultados extraordinários para todos.
Definir prioridades
Outra oportunidade que a Análise SWOT oferece ao gestor é a de saber por onde ele e sua equipe vão começar a agir para implementar as mudanças necessárias e que vão beneficiar os negócios como um todo.
Esta definição de prioridades é de suma importância, para que o empresário e seus gestores não percam tempo com algumas ações e não corram o risco de deixar de lado outras que são verdadeiramente essenciais para resolver as situações críticas e que mais afetam os negócios negativamente.
Posicionamento de mercado
Um dos pontos que a Matriz SWOT permite que o empreendedor analise e tenha maior conhecimento é sobre o mercado em que a sua empresa está inserida. Isso porque a análise que é feita é também de seu ambiente externo, ou seja, das ações da concorrência, como ela se posiciona, de que forma age para obter resultados, entre outros elementos essenciais e que facilitaram a elaboração de um planejamento estratégico ainda mais consciente.
Com estas informações, ou seja, com uma noção maior de como a concorrência se posiciona e como a empresa é vista pelo mercado como um todo, o empresário e seus gestores conseguem definir melhor suas estratégias de posicionamento, para que assim ganhem a preferência dos clientes e, com isso, façam com que a empresa se torne líder.
Preparação para os desafios
No mundo corporativo os desafios a serem enfrentados são realmente constantes é preciso estar preparado para lidar com cada um deles, se deixá-los impactar os negócios negativamente. Diante disso, se faz verdadeiramente necessário e importante utilizar a Análise SWOT.
Digo isso, pois trata-se de uma ferramenta que contribui para que o empresário, não só tenha maior consciência sobre o seu negócio, mas que defina estratégias eficientes e fortalecedoras, que vão servir de base e apoio no momento em que os desafios surgirem. Dessa maneira, todos os envolvidos nos processos organizacionais mantêm-se firmes para lidar com as surpresas e mudanças, bem como para continuar caminhando rumo aos resultados extraordinários.
Conforme pudemos acompanhar ao longo desta leitura, a Análise SWOT tem verdadeira importância e deve ser utilizada por todos os empresários que desejam tomar decisões mais conscientes e seguras e desejam também determinar estratégias realmente assertivas, ou seja, aquelas que trarão os resultados almejados e o sucesso nos negócios de uma forma geral.
Experimente aplicá-la a realidade de sua empresa e veja o quão poderosa ela pode ser para que você se torne um empresário realmente bem-sucedido!
Fonte: IBC Couching
Imagem: Negócio foto criado por pressfoto – br.freepik.com