Please enable JS

Blog

Participante do piloto do Banco Central, Lina Open X lança novo serviço de pagamento que possibilita PIX por aproximação

14 de janeiro de 2025 / Inteligência Fiscal / por Comunicação Krypton BPO

Nova funcionalidade promete revolucionar pagamentos online e presenciais

Com a evolução dos pagamentos no Open Finance, a partir de março do próximo ano já será possível realizar pagamentos online utilizando o PIX com um único clique, sem a necessidade do famoso “copia e cola”, eliminando obstáculos e trazendo mais conveniência, praticidade e segurança para os consumidores.

Atualmente em fase de testes, a nova funcionalidade, que conecta PIX e Open Finance, promete revolucionar a experiência de pagamentos digitais não só no e-commerce, mas também no mundo físico. Com a incorporação de protocolos robustos de autenticação biométrica e vínculo de dispositivos, o PIX por aproximação estará amplamente disponível para carteiras digitais e instituições detentoras de conta que adotarem o serviço de iniciação de transação de pagamentos na jornada sem redirecionamento (JSR) do Open Finance.

A Lina Open X, fintech especializada em soluções de dados e pagamentos no Open Finance e Open Insurance, acaba de receber a certificação FIDO2® e está apta a oferecer pagamentos sem redirecionamento, viabilizando soluções como o Tap2Pix e o Click2Pix no contexto do Open Finance. Essa conquista reforça sua posição como uma das principais fornecedoras de soluções tecnológicas integradas ao ecossistema de compartilhamento de dados e serviços do Banco Central.

A fintech, que já é reconhecida no mercado por suas soluções de conectividade e gestão de consentimentos, obteve neste ano autorização para atuar como iniciador de transação de pagamentos (ITP) e agora participa do piloto da jornada sem redirecionamento (JSR) do Banco Central, onde estão sendo realizados testes funcionais, de conformidade e de experiência do usuário, com previsão de conclusão no final de fevereiro de 2025.

“Nossas soluções de pagamentos no Open Finance atendem desde o comércio online e carteiras digitais, que querem possibilitar que seus clientes paguem usando o PIX por aproximação ou através da facilidade do PIX com um clique, até as instituições financeiras detentoras de conta, que desejam permitir que seus clientes usem suas contas digitais para efetivar esses pagamentos”, declara Murilo Rabusky, Diretor de Negócios da Lina Open X.

Como funciona o Pix por aproximação?

O PIX por aproximação já foi adotado em caráter experimental por algumas instituições financeiras. Inspirada nos pagamentos por aproximação de cartões, a tecnologia permite transações rápidas apenas aproximando o celular do terminal de pagamento, eliminando etapas adicionais como escanear QR Code, inserir senhas ou realizar confirmações manuais. A autenticação biométrica e a tecnologia NFC garantem ainda mais conveniência e segurança para as transações.

“Essa modalidade tem o potencial de acelerar ainda mais a adoção do PIX nas transações offline, reduzindo atritos e otimizando o tempo dos consumidores. Estamos certos de que será um grande diferencial competitivo para nossos parceiros e clientes”, complementa Rabusky.

Lina Open X se junta a gigantes do mercado, como Google, Itaú e C6

A Lina não está sozinha na implementação dessa inovação. Grandes players do mercado também estão adotando a tecnologia ainda este ano, visando proporcionar uma experiência de pagamento mais fluida e ágil aos consumidores.

Na última semana, por exemplo, o Google anunciou o lançamento do pagamento com PIX por aproximação para usuários da Carteira do Google (Google Wallet), mas, por enquanto, disponível apenas para clientes do Itaú, C6 e PicPay. O Bradesco e outras instituições financeiras seguem avançando nos testes da funcionalidade, que, segundo o Banco Central, estará disponível para todas as instituições detentoras de conta que aderirem à jornada sem redirecionamento (JSR) do Open Finance, a partir de março de 2025.

Com essa iniciativa, a Lina reafirma seu compromisso de democratizar o acesso às inovações do sistema financeiro brasileiro, integrando empresas, bancos e fintechs aos benefícios e oportunidades do Open Finance. Além de soluções de pagamentos, a fintech mantém um portfólio robusto, com serviços que vão desde agregação de contas até inteligência de dados e observabilidade financeira integrada.

Fonte: Contábeis

Posts relacionados

abc