Já se sabe que o mercado vive em constantes mudanças, e as empresas não são diferentes, tem que se atualizar constantemente, se inovar para se manter viva em um mercado cada dia mais competitivo.
Diante esses avanços, os colaboradores também estão se inovando, aperfeiçoando, capacitando, tornando profissionais mais competitivos e exigentes e para se ter um ambiente saudável entre empregador e empregados, hoje, toda organização deve se preocupar em efetivar seus colaboradores, buscando conhecer seu nível de satisfação com a empresa e seu trabalho realizado, pois o mesmo estando satisfeito se torna mais produtivo e interessados com os resultados da empresa.
A pesquisa de satisfação é uma ferramenta que se pode medir o nível de satisfação de seus colaboradores e de clientes, podendo ser aplicada em empresas de pequeno e grande porte. Deve ser aplicada de maneira correta, as perguntas devem estar coerentes com aquilo que você busca solucionar e ser objetiva, para que o avaliador não canse na leitura de sua pesquisa. A pesquisa deve ser aplicada ao menos uma vez ao ano, pois seu resultado ajuda o gestor a ter conhecimento de satisfação de seus colaboradores e clientes, buscando através dessa pesquisa ações corretivas e preventivas no qual irão contribuir para a satisfação e crescimento da empresa. O resultado da pesquisa deve ser apresentado e devem ser tomados ações, pois caso contrário, seu efeito pode ser negativo e perder a confiança de seus colaboradores, assim como a eficácia da mesma.
É importante aplicar pesquisa de satisfação e deixar claro que a sinceridade das respostas é que irão fazer com que os processos melhorem, além de deixar a equipe ciente da aplicação dessa pesquisa, pois o crescimento surge através das avaliações dos serviços. Ela pode ser aplicada tanto para clientes externos quanto para internos, pensando sempre na melhoria continua de produtos e serviços. A pesquisa também deve ser aplicada para que os colaboradores avaliem seus gestores e a política da empresa, que devem ter maturidade e aceitar as críticas, buscando identificar de maneira global o que os colaboradores sentem perante seus líderes e a empresa.
Existem vários tipos de formulários de pesquisa de satisfação, você mesmo pode elaborar. Há alguns programas encontrados na internet que são gratuitos e também empresas de consultorias próprias em elaboração de pesquisas de satisfação (nesse caso, são pagas). Portanto, basta você definir qual será a melhor maneira de aplicar a pesquisa de satisfação, mas lembrando que a aplicação é importante para o crescimento e fortalecimento de sua empresa e de seus colaboradores.
Fonte: Administradores