Please enable JS

Blog

Pesquisa generativa do Google impacta setores de marcas, afirma estudo

23 de janeiro de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Os segmentos de healthcare, e-commerce e B2B são os mais impactados pela Experiência de Pesquisa Generativa (Search Generative Experience) do Google, aponta estudo realizado pela BrightEdge.

A big tech anunciou a integração de inteligência artificial (IA) ao mecanismo de busca em maio do ano passado, junto com o lançamento da ferramenta de IA generativa Bard.

O levantamento da empresa especializada em conteúdo e SEO afirma que 84% das pesquisas realizadas no Google serão impulsionadas por IA generativa, impactando diretamente o tráfego de marcas e publishers.

O mecanismo será capaz de analisar contexto, emoções, intenções e nuances por trás da busca de cada usuário, tornando o processo mais dinâmico e conversacional.

A BrightEdge avaliou padrões de busca generativa de diferentes indústrias e mapeou que healthcare (76%), e-commerce (49%) e B2B (48%) são os segmentos mais afetados com a chegada da nova ferramenta que, por ora, funciona nos EUA, na Índia e no Japão. No Brasil, a ferramenta foi anunciada em novembro do ano passado.

O lançamento massivo da Experiência de Pesquisa Generativa ainda não teria ocorrido justamente porque o Google estaria avaliando como beneficiar anunciantes com estes novos recursos. Hoje, os anúncios de search representam 80% da receita do Google.

Fonte: Meio e Mensagem

Posts relacionados

Economia da impaciência: quais os riscos da “pressa” dos consumidores para as empresas?

7 de abril de 2025 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Searching, Streaming, Scrolling e Shopping: como o consumidor digital redefine o Marketing

31 de março de 2025 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

5 estratégias de Marketing para o consumidor atual

26 de março de 2025 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

6 dicas para empresários que querem se adaptar às novas tendências do mercado

24 de março de 2025 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

5 tendências em experiência do usuário para potencializar ambientes digitais

28 de janeiro de 2025 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Como criar uma cultura inclusiva no seu negócio

21 de janeiro de 2025 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

abc