Please enable JS

Blog

Pesquisa revela comportamento de consumo dos brasileiros nas redes sociais

30 de agosto de 2022 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

Estudo mostra que 39% dos consumidores digitais estão dispostos a gastar mais de R$ 250 por mês em compras; Anúncio pago impulsiona vendas.

Um levantamento feito pelo Capterra – plataforma de comparação de softwares para empresas, criada em 1999 – revela que 62% dos brasileiros já compraram algum produto pelas redes sociais e que 60% se sentem influenciados pelos anúncios pagos.

“Esse dado reforça que as peças de anúncios podem não ser encaradas como intrusivas, servindo de importante chamariz para as marcas nas suas ações de marketing”, avaliou Marcela Gava, analista de conteúdo da empresa.

A pesquisa também mostra que 39% dos consumidores digitais estão dispostos a gastar mais de R$ 250 por mês em compras.

Plataformas

As transações ocorrem principalmente nas redes sociais do grupo Meta: Instagram, Facebook e WhatsApp, respectivamente.

Já os produtos mais consumidos pelos entrevistados nas compras são, em ordem: roupas e calçados; casa/decoração; supermercado; eletrônicos e restaurantes.

Datas

De acordo com o Capterra, algumas datas devem impulsionar as vendas no segundo semestre de 2022. Além do Dia do Cliente, em 15 de setembro, e da Black Friday, em 25 de novembro, há uma expectativa para a Copa do Mundo, que acontece nos dois últimos meses do ano.

Em 2021, por exemplo, as vendas na Black Friday geraram um faturamento de R$ 5,41 bilhões, conforme dados de uma pesquisa realizada pela All iN Social Miner.

Segurança

“Ao serem questionados sobre o principal impeditivo para a compra via redes sociais, pouco mais da metade dos entrevistados (53%) se disse preocupada com os riscos oferecidos pelas plataformas de mídias sociais”, disse a empresa.

O estudo foi realizado no primeiro semestre com 1.024 participantes, 18 a 75 anos, de todas as regiões do Brasil.

Fonte: Estado de Minas

Posts relacionados

Além do ChatGPT: saiba como a IA vem transformando a gestão de desempenho nas empresas

7 de abril de 2025 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

Entenda antes de agir: por que líderes eficazes vão além das aparências

31 de março de 2025 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

9 formas de começar uma conversa com qualquer pessoa

24 de março de 2025 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

5 estratégias de liderança para formar equipes empreendedoras

25 de fevereiro de 2025 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

Compras internacionais têm queda em 2024, mas arrecadação aumenta 40%

3 de fevereiro de 2025 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

3 coisas que os líderes devem fazer para conquistar confiança

28 de janeiro de 2025 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

abc