Passamos grande parte da nossa vida no ambiente corporativo e, assim como no ambiente familiar e em nosso círculo de amigos, ninguém é igual a ninguém. Tem sempre o mais animado, o mais comunicativo, o mais reservado e… o mais negativo, o mais fofoqueiro e até mesmo aquele mais pessimista. Esse último grupo de pessoas também podem ser conhecidas como: tóxicas, ou seja, emanam uma negatividade contínua.
As pessoas tóxicas costumam não dar trégua para a felicidade, se alimentam continuadamente do estresse, das dificuldades, das más lembranças, do falar do outro. Os defeitos, os erros e a fofoca estão sempre no ponto central, como se quisessem se livrar do mal que as toma, jogando sua toxicidade no outro. São sugadores da energia alheia e costumam espalhar o mal-estar por onde passam.
Podemos evitar esse tipo de pessoa de diversas formas, no entanto, quando estamos dentro do ambiente de trabalho não temos outra escolha senão aprender a lidar e, o principal, aprender a não se contaminar com a toxicidade do outro.
Para isso, é importante que você entenda as principais situações que te tiram do sério e se perguntar:
Desta forma, será mais fácil criar estratégias para lidar com esses momentos e a tomar o controle da situação, não permitindo que esse sentimento mude seu dia.
Lembre-se: quando você chega no trabalho, o que você espera do seu dia? O quanto é importante para você chegar ao fim do dia leve, realizado e feliz?
Quando você permite que pessoas tóxicas tirem você do seu objetivo, automaticamente você está dando o controle do seu dia ao outro. Por isso, aceite que as pessoas só podem dar o que elas têm, elas não mudarão por você. Então, seja você a mudança! Assuma o controle do seu dia, dos seus sentimentos e da sua vida.
Xô, negatividade! Seja feliz!
Autor: Lara Dias é especialista em negócios e pessoas do Grupo Support.
Fonte: Mundo RH
Fonte da imagem: Designed by Katemangostar