Neste mercado competitivo, cada dia mais as empresas precisam de ferramentas tecnológicas que reflitam de forma condizente e segura suas operações fiscais e tributárias. Logo, a utilização da inteligência fiscal auxiliará a empresa na gestão empresarial, financeira e na tomada de decisão tributária evitando assim exposição fiscal, sonegações e descumprimento de obrigações.
Como a legislação tributária fiscal brasileira é complexa, acaba provocando inúmeros erros e penalidades as organizações. Dessa forma, empregar a tecnologia nesse sentido trará mais segurança nas informações e equidade nos impostos, devido ao mapeamento das operações.
O que é inteligência fiscal?
A inteligência fiscal é composta por ações automatizadas que visam o gerenciamento de dados com segurança, mediante uma boa infraestrutura na tecnologia da informação. Dessa maneira, o responsável obtém, analisa, divulga e assegura estrategicamente as informações fiscais da empresa com o mínimo de interferência dos humanos.
Diante disso, há benefícios como a geração de valor dos empreendimentos, agilidade e precisão nos dados. Com ela, evita-se a prescrição de créditos tributários e autuação dos órgãos de fiscalização. Consequentemente, mantém as finanças sob controle e reduz problemas relacionados ao Fisco. Entretanto, as corporações necessitam de softwares especializados em gestão fiscal qualificada para cumprir as determinações das leis.
Por que o cumprimento das obrigações fiscais é importante?
Cumprir com as obrigações fiscais não são apenas um dever e sim uma questão de responsabilidade social. Além de manter a empresa em conformidade com a complexa legislação brasileira, facilita sua tomada de decisão tributária prevenindo possíveis autuações com multas, perda de benefícios fiscais e até mesmo bloqueio de suas operações.
Como esse conjunto de ações é colocado em prática na empresa?
Em relação à inteligência fiscal, as ações são diversas, pensando em evolução e compliance com o Fisco, as empresas necessitam contratar profissionais qualificados na área tributária. Além disso, deve adotar uma ferramenta capaz de prover os dados de forma inteligente e rápida para gerar valor agregado ao negócio.
De que forma a inteligência fiscal pode evitar custos desnecessários no negócio?
A inteligência fiscal com tomada de decisão estratégia, pode reduzir custos com pessoas nos setores operacionais, pois promoverá informações rápidas, seguras e com otimização de tempo no trabalho. Além disso, reduz erros humanos que podem causar pagamentos de impostos indevidos ou a maior ao governo.
Como a inteligência fiscal possibilita o aumento da competitividade?
Com os recursos para tomada de decisão tributária proporcionados pela IF, as empresas encontrarão formas de minimizar os pagamentos dos tributos e até pleitear novos benefícios fiscais. Com isso, se tornam mais competitivas no preço, além de buscarem expansão com novas filiais no mercado.
Por que a inteligência fiscal permite a melhora dos processos internos da empresa?
A inteligência fiscal é o que há de mais moderno nas empresas. Com esse tipo de aplicação, as organizações podem, inclusive, eliminar processos internos manuais e ineficientes, tornando-os seguros, automatizados e facilitando o trabalho do dia a dia.
Fonte:blog.engdb