Viemos tratar do porquê sua empresa deve ter uma certificação?
O que é uma certificação ISO?
Antes de tudo, vamos começar pelo básico!
Como o nome diz, certificado nada mais é de que uma declaração formal emitida por quem tem credibilidade ou autoridade legal/moral.
Então, quando dizemos que uma empresa tem uma certificação ISO, significa que essa empresa passou por um processo em que foi avaliado se seu produto ou serviço está conforme aos requisitos ao qual ela se dispôs a atender (ou seja, entregar aquilo que foi proposto para o cliente ou parte interessada).
Para entender isso de uma maneira mais simples, peguemos como exemplo a ISO 9001:2015.
A ISO 9001:2015 nos fornece requisitos específicos para um sistema de gestão de qualidade, visando aumentar a capacidade de fornecimento de produtos e/ou serviços de maneira consistente para atender e encantar os clientes. Contudo promovendo:
Ao buscar a certificação ISO 9001:2015, a empresa deverá provar que seu sistema de Gestão da Qualidade atende aos requisitos dispostos nessa norma. Deverá apresentar evidências que comprovem conformidade às práticas descritas na 9001:2015.
Certificação não é para “inglês ver”
A certificação ajuda a configurar a empresa de acordo com uma norma internacional, padroniza os processos de forma assertiva e que garanta a eficácia das ações dentro das organizações e principalmente: a permanência dessa empresa em um patamar saudável estruturalmente e financeiramente.
Uma certificação lhe concede a aptidão para prestar um serviço, contanto que ela não seja esquecida pendurada na parede.
O que a ISO tem a ver com certificação?
A ISO (International Organization for Standardization) nada mais é do que é um meio de promover a padronização de produtos e serviços, utilizando normas internacionais para melhoria contínua. Ela tem como principal objetivo fornecer um conjunto de vários requisitos que quando implementados por uma organização, garantem mais confiança para quem adquire o produto ou serviço que essa empresa oferece, e claro, que estejam em conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis.
Mas não se engane, uma norma não garante tudo.
De longe uma norma garante alguma coisa. Elas existem de fato para apoiar quem busca a conformidade, mas ela não tem o papel de policiar. As normas são importantes e estão aqui para quem quer fazer direito, quem quer se desenvolver, entregar o melhor para o cliente.
Há uma extensa discussão sobre o papel da ISO, dos organismos certificadores para a promoção de padrões relevantes para que sejam realmente levados a sério. Acredito inclusive, que isso deva ser mais explorado.
Inclusive, atualmente existem mais de 24 mil normas que podem servir como apoio em diversas áreas de negócio.
Porém, é claro que isso não garante que empresas que são certificadas de fato não irão burlar as certificações, existem empresas de todos os tipos, mas as normas apoiam as pessoas e as empresas sérias, que querem fazer o certo e fazer funcionar.
Então porque buscar uma certificação ISO
Dentre inúmeros benefícios que a certificação contribui vou citar apenas 3
Espero que esse artigo tenha de alguma forma contribuído com o seu entendimento e reflexão sobre certificações ISO!
Fonte:Blog da Qualidade