Os dados são raramente usados quando o assunto é criação de conteúdo em vídeo. É preciso mudar essa realidade para criar peças mais relevantes para sua audiência.
Quando se fala em criação de conteúdo textual, frequentemente os dados fazem parte da conversa. Falas como: “quantos usuários estão buscando por determinado tema?” ou “esse assunto sempre faz muito sucesso em nosso blog” são muito comuns.
Porém, quanto o assunto é produção de conteúdo em vídeo, praticamente tudo é criado baseado no feeling, muito conhecido como intuição. Tudo isso detrás de uma desculpa que ela não falha. Será mesmo?
A verdade é que todos os profissionais da indústria criativa deveriam começar a pensar nisso, sejam eles de agências de publicidade, empresas de mídia, marcas e até mesmo os próprios influenciadores. Mas por que é tão importante unir os dados à produção de vídeo?
1. Criar conteúdos relevantes para sua audiência
Quem cria conteúdo tem a pretensão de que ele caia no gosto do público e, mais do que isso, que atinja o objetivo pelo qual foi desenvolvido, por exemplo:
No entanto, para isso acontecer, é preciso pensar em toda a estratégia por trás dos vídeos. Qual é a mensagem que pretendo passar? Qual é o melhor canal e formato para isso? Quem é minha audiência? Quais são os conteúdos que ela gostaria de ver? Quem é a pessoa ideal para passar essa mensagem?
Estes são apenas alguns dos muitos itens a serem analisados antes de iniciar a produção de qualquer vídeo.
Se você detém dados claros, o resultado disso será um conteúdo relevante para a sua audiência. E por relevância, entenda conteúdos que geram conexão com o público e cumprem seu objetivo.
2. Diminuir o tempo entre o briefing e a criação
Quanto tempo uma ideia fica orbitando de reunião em reunião até ser aprovada? Quantas semanas uma ideia se torna realidade e é colocada no ar? Quão rápido o processo de aprovação seria se os dados fossem inseridos desde o começo da conversa?
Com certeza, ter dados precisos desde o início do processo criativo faz toda a diferença, inclusive na diminuição do tempo entre o briefing e a materialização da ideia. Tudo isso, faz com que as equipes invistam tempo e energia em ideias que realmente podem dar certo.
3. Aumentar o engajamento
Você pode fazer uma superprodução à la Hollywood, mas se seu conteúdo em vídeo não tiver um forte alinhamento com os dados, significa que sua estratégia falhou.
Quanto mais pessoas assistirem conteúdos com relevância para elas, maior será o engajamento. Mas para um maior engajamento é preciso inserir os dados em todas as etapas do processo criativo.
Pare de inserir os dados apenas no final do processo
Começar uma cultura que utiliza os dados como guia da estratégia é sinônimo de manter a marca relevante. Mas para isso, os dados precisam fazer parte não apenas da análise final de performance dos vídeos.
Para isso, ferramentas de análise de vídeos, pesquisa de palavras-chave e escuta social serão suas aliadas nessa jornada. Não ignore o poder delas. Construir audiência, engajar o público, demonstrar autoridade de marca, melhorar ranqueamento, gerar conversão e fidelizar clientes são apenas consequência.
Fonte: Administradores