O investimento em SEO é algo que está relacionado ao futuro do seu negócio. Leia e descubra o porquê!
Holly Miller Anderson, especialista em SEO e marketing, contou um pouco sobre sua teoria do porquê algumas empresas não entenderem o valor das estratégias de search engine optimization. Confira sua explicação e entenda todo o potencial dessas ações.
SEO um investimento de longo prazo
A busca por resultados é algo muito importante no mundo empresarial. No entanto, os profissionais querem trazer números expressivos o quanto antes, de maneira que possam comprovar sua eficiência.
Mas, ao pensar somente dessa maneira, empresas deixam de aproveitar o potencial de algo que pode alavancar seus resultados por muito mais tempo, do que somente resultados inflados em um curto espaço de tempo.
Anderson, reforça que para investir em SEO é necessário:
Pessoas: porque envolve o desenvolvimento de equipes para monitorar os resultados obtidos;
Conteúdo: afinal, é necessário produzir conteúdo original para alcançar posições de destaque nos buscadores. O que exige comprometimento na cadência de materiais que serão publicados;
Ferramentas: que servem tanto para analisar as métricas como também para identificar oportunidades para otimização.
Uma estratégia contínua e não pontual
Uma forte tendência, no entanto, negativa no mercado é que algumas empresas procuram por soluções simples e definitivas. As famosas “fórmulas mágicas” para o sucesso. Mas, é o tipo de coisa que não existe, porque alcançar resultados exige investimento tanto financeiro como profissional.
Por se tratar de uma estratégia composta por “boas práticas”, algumas pessoas relacionam como algo pontual. Por exemplo: para conquistar boas posições, é necessário realizar uma pesquisa de palavras-chave e otimizar seu site/conteúdos de acordo com o que estiver mais alinhado ao seu nicho. Consequentemente, algumas pessoas acreditam que basta fazer isso uma única vez para colher resultados.
Mas, SEO funciona muito melhor com melhorias contínuas! Nas palavras da especialista:
“O tráfego orgânico é uma fonte sustentável de aquisição de clientes. O SEO se torna sua vantagem competitiva injusta quando seu site supera seus concorrentes.”
Diferença entre custo e investimento
Como explicado anteriormente, SEO é uma estratégia que visa trazer resultados a longo prazo. Ou seja, exige investimento para que no futuro seja possível colher bons frutos. No entanto, é uma ideia errônea relacionar search engine optimization como um custo, afinal, não é uma estratégia imediatista. Ela é feita para negócios que buscam crescimento e longevidade.
Busca paga e SEO
Anderson traz um exemplo muito ilustrativo da diferença entre investir em busca paga e SEO. A ideia é que as estratégias se complementam e eis a razão do porquê:
“Você tem um jardim e quer cultivar tomateiros. Para fazer com que a horta produza esse vegetal, você deve fazer todas as coisas envolvidas no cultivo desse tipo de planta, o que inevitavelmente levará um certo tempo.
Mas se você precisar de tomates amanhã, precisará comprar uma planta de tomate totalmente desenvolvida e plantá-la em seu jardim. Isso é pesquisa paga.
Portanto, se você quiser tomates amanhã e não estiver cuidando adequadamente do seu jardim, eles não estarão lá porque os jardins não produzem resultados imediatos. Isso é SEO.”
Quando uma empresa depende unicamente de tráfego pago para trazer leads qualificados, ela deixa de se preocupar com o amanhã, passando apenas a ter atenção com o presente. Algo que pode, inclusive, prejudicar suas campanhas, pois estará em um mercado cada vez mais competitivo, com valores de lances ainda maiores.
Se um planejamento de SEO for bem executado e monitorado ao longo do tempo, isso irá garantir prosperidade no futuro. Construindo uma base sólida para estratégias ainda mais rebuscadas. Uma oportunidade para escalabilidade do negócio!
Estatísticas sobre SEO
93% das vezes, uma sessão online começa pela pesquisa de uma palavras-chave em um mecanismo de pesquisa;
a partir de 2021, 53% de todo o tráfego de site (em todo o mundo) foi feito a partir de resultados orgânicos;
o Google processa mais de 40.000 pesquisas de palavras-chave a cada segundo. São mais de 3,5 bilhões de pesquisas em um único dia e 1,2 trilhão por ano;
16-20% das palavras-chave pesquisadas no Google em um determinado dia nunca foram pesquisadas antes.
Fonte:Agência Mestre