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Posicionamento estratégico: o que é e quais são os principais tipos?

Posicionamento estratégico: o que é e quais são os principais tipos?

22 de fevereiro de 2022 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Quando você pensa em marcas como Netflix, Disney, Ferrari e Apple, quais palavras vêm à mente? Essas empresas têm algo em comum: todas possuem um posicionamento estratégico que as diferenciam das demais, seja pelo seu valor agregado, as soluções que entregam, preços competitivos ou pela forma como se comunicam com os consumidores.

O posicionamento estratégico de uma companhia é fundamental, pois é a maneira como ela é reconhecida pelo seu público. Existem diferentes tipos de posicionamento e cada um atende a um objetivo da marca.

– O que é posicionamento estratégico?

– Tipos de posicionamento estratégico.

O que é posicionamento estratégico?

O posicionamento estratégico é a forma pela qual uma empresa deseja ser vista e lembrada pelo público em geral, se destacando no mercado devido a essa imagem que transmite para os consumidores. Para isso, a marca deve conhecer profundamente o público-alvo e seus diferenciais.

Definir um posicionamento é muito importante, pois todas as ações de marketing e de comunicação são realizadas com base nisso. Uma marca de cosméticos que não faz testes em animais, por exemplo, pode ter um posicionamento estratégico mais sustentável, consciente e cruelty free, portanto, atinge principalmente o público vegano e vegetariano.

Já outras empresas são reconhecidas por outros termos, como:

– A mais popular;

– Tradicional;

– Moderna,

– Tecnológica;

– Acessível;

– Elegante/de luxo;

– Inovadora;

– Entre outras.

Independentemente de qual seja o posicionamento, ele deve ser algo que a empresa realmente pratica, ou seja, as ações e os produtos não podem ir contra ao posicionamento adotado.

Utilizando novamente o exemplo da marca sustentável: se na teoria ela é preocupada com o meio ambiente, mas na realidade despeja seus resíduos em um rio, por exemplo, então ela está indo totalmente contra a imagem que diz ter. A empresa perde não só a credibilidade, mas também os consumidores.

Tipos de posicionamento estratégico

Como citado anteriormente, existem diferentes tipos de posicionamento estratégico. Para criar um planejamento de mídia eficiente e que reflita a imagem que a empresa quer passar, a agência ou profissional responsável por essa criação precisa estudar profundamente o público-alvo.

Veja a seguir alguns dos principais tipos de posicionamento:

Preço

As estratégias podem ser baseadas no preço que o cliente paga pelo produto ou serviço. Este tipo de posicionamento exige um trabalho de branding com a marca muito bem elaborado, que agrega valor ao produto e faz as pessoas se interessarem e comprarem.

É o caso, por exemplo, de roupas e acessórios de marcas como Louis Vuitton, Dior, Prada, entre outras. Elas costumam custar bem mais caro do que as de outras marcas, mas seu preço está aliado ao luxo, elegância e sofisticação que representam.

O mesmo é válido para o contrário: marcas que são reconhecidas por um preço mais acessível, mais barato.

Fator diferencial

Esse tipo de posicionamento estratégico requer uma característica especial da marca, algo que a torne um destaque no mercado. Para isso, elas devem trabalhar bastante aquilo que elas têm de melhor.

Um exemplo é a Apple, em meio a tantas marcas de smartphones, o que torna o Iphone diferente? O que faz com que a companhia conquiste tantos clientes? Com certeza o seu posicionamento faz parte disso.

Com base no benefício oferecido

Também é comum que as empresas tenham um posicionamento estratégico com base no benefício oferecido. Nessas situações, a gestão de marcas é feita com foco nos resultados que os clientes terão quando usarem determinado produto ou serviço.

A Natura, por exemplo, tem um posicionamento bem definido de que seus cosméticos trazem benefícios para os consumidores, enquanto a marca busca proteger o meio ambiente, utilizar embalagens menos poluentes, entre outros fatores para preservação da natureza.

Monopolização de mercado

O posicionamento estratégico baseado na monopolização de um segmento do mercado ocorre quando colocadas em prática quando uma empresa, de forma intencional ou não, domina o setor que está inserida, ou seja, se torna a única que oferece determinado produto ou serviço. Um exemplo de monopólio é a Petrobras.

Esse posicionamento também pode ser utilizado de outra forma, por exemplo, quando uma marca é a segunda opção. A Coca Cola é conhecida como a primeira em se tratando de refrigerantes de cola, já a Pepsi, que é uma concorrente direta, sempre como a outra opção. Reconhecendo esse lugar, o posicionamento da Pepsi foi a campanha “Tem Pepsi. Pode ser?” que fez grande sucesso e trouxe resultados para a empresa.

Esses são alguns dos principais tipos de posicionamento estratégico que podem ser seguidos pelas marcas.

Fonte: Agência Mestre

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