Dúvidas sobre como declarar corretamente o Imposto de Renda afligem até mesmo os contribuintes mais experientes. Quem vai fazer a declaração pela primeira vez precisa ter atenção redobrada para evitar os erros que fazem o contribuinte cair na malha fina da Receita Federal.Dúvidas sobre como declarar corretamente o Imposto de Renda afligem até mesmo os contribuintes mais experientes. Quem vai fazer a declaração pela primeira vez precisa ter atenção redobrada para evitar os erros que fazem o contribuinte cair na malha fina da Receita Federal.
O Imposto de Renda (IR) é um velho conhecido dos brasileiros. Conhecido como o “Leão”, é um tributo anual descontado do rendimento do trabalhador ou da empresa e entregue ao Governo Federal. A porcentagem de desconto é fixada pelo Governo de cada país onde ele é aplicado.
Se você é Pessoa Física e precisa fazer a declaração desse imposto pela primeira vez, confira as etapas a seguir e aprenda como fazer uma declaração. Acompanhe agora!
Reúna a Documentação Necessária
O primeiro passo é reunir todas as informações! Essa é uma das partes mais demoradas no preparo da Declaração, portanto é importante separar todos os documentos com antecedência.
Reunir todos os informes, comprovantes e documentos necessários demanda atenção e organização, por isso é importante realizar o processo com calma, verificar com os órgãos responsáveis pelos seus documentos financeiros e tributários, como, por exemplo, o informe de rendimentos anual que o departamento de Recursos Humanos da sua empresa deve fornecer antes do período de declaração.
Organizando-se corretamente você elimina possíveis erros ou omissões e ao declarar sem delongas, em caso de restituição, terá preferência no recebimento da mesma.
Principais Documentos
Você está com alguma dívida, recebeu doações ou heranças? Se sim, você deve ficar atento em qualquer um desses casos. Todos esses pontos devem constar em registro na sua declaração de imposto de renda.
Lembre-se também de que é necessário guardar uma cópia ao preencher toda declaração, o número do recibo e todos os comprovantes de renda e de pagamentos por até cinco anos.
Fonte: Blog Medicon