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Prevenção desaba na pandemia e liga alerta no movimento Outubro Rosa

26 de outubro de 2021 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

De acordo com levantamento realizado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), é estimado que no triênio 2020-2022 seja identificado, a cada ano, mais de 66,2 mil novos casos de câncer de mama no Brasil. Um risco de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres. Diante dos números, a campanha de conscientização Outubro Rosa ganhou importância ainda maior por conta do impacto da pandemia na realização de exames preventivos. Pesquisa do Ibope Inteligência a pedido da farmacêutica Pfizer revela que, no ano passado, 62% das mulheres não foram realizar exames de detecção de câncer de mama.

Apesar do Movimento Outubro Rosa não passar despercebido pelo mercado de trabalho, é fundamental que as organizações não deixem o ritmo cair nas iniciativas de conscientização e sejam assertivas ao tratar do assunto com seu time de trabalho.

“Uma boa comunicação é fundamental para compartilhar informações sobre o tema, e é por isso que as empresas também podem assumir um papel tão importante quanto os setores de saúde nessa luta, pois realizando essa campanha no ambiente de trabalho, a lembrança da prevenção estará na rotina dos funcionários”, explica Rodrigo Cabral, diretor de vendas da Progic, plataforma de TV Corporativa.

Como fortalecer a conscientização?

Segundo Cabral, as ações para tornar a campanha efetiva devem ser criativas e envolventes, motivando os colaboradores não só a buscarem a prevenção, como também a estenderem para fora da empresa a mensagem transmitida. Para isso, o especialista lista cinco iniciativas:

1) Insira os colaboradores na campanha

Definir um dia para que todos venham trabalhar com alguma peça de roupa ou acessório rosa é uma ideia. “Com essa ação, os colaboradores serão impactados visualmente, o que reitera a importância da campanha”, explica Cabral.

Para quem está indo para o escritório, a sugestão é usar uma máscara rosa. Para empresas em home office, a ação pode ser realizada através de envio de kits aos colaboradores, contendo, por exemplo, máscara rosa, botons personalizados, adesivos, camisetas e materiais informativos com dados sobre prevenção e como realizar o autoexame.

2) Realização de eventos

Um evento interno sempre é uma ótima forma de promover alguma campanha ou ação entre os colaboradores, pois quebra a rotina de trabalho, movimenta e muda o foco do dia para o que está acontecendo.

Durante a pandemia, essa ação pode ser facilmente adaptada para o ambiente online. Convidar um profissional para palestrar remotamente, ou ainda uma médica para explicar sobre os principais sintomas, é uma forma para que além de refletir e falar sobre o assunto, os colaboradores possam aprender ainda mais.

3) Investimento em ações sociais

“Uma forma ainda mais impactante e gratificante de evidenciar a importância da campanha é através de ações sociais, promovendo doações à instituições que existem para ajudar esta causa”, destaca Rodrigo.

Uma ação que pode causar grande impacto é realizar uma campanha de doação de cabelo para a confecção de perucas. Outra possibilidade é arrecadar dinheiro para doações ou compra de lenços para doar à alguma instituição.

4) Estabelecer uma rotina

Apesar de a campanha ocorrer apenas durante o mês de outubro, o indicado para a prevenção é que o autoexame seja realizado todos os meses, preferencialmente no mesmo dia. A sugestão aqui é criar um evento que se repete todos os meses em um dos calendários, como Google Agenda, que enviará um lembrete a cada um dos colaboradores no dia do autoexame.

5) Canais de comunicação

A TV corporativa é um meio de comunicação interna para promover campanhas e ações de conscientização nas empresas. “Através das telas é possível divulgar mensagens importantes aos colaboradores de forma mais efetiva, facilitando o alcance dos resultados”, explica o diretor de vendas.

Divulgar histórias inspiradoras de quem venceu o câncer de mama, trazer dados e cuidados importantes com a saúde que podem ajudar a prevenir ou evitar a doença e até mesmo divulgar instituições e grupos de voluntários que contribuem com o movimento são meios criativos de inserir a campanha nos canais de comunicação.

Atenção a seus direitos

Nem só de conscientização vive a luta contra o câncer de mama. Na luta contra a doença, tão crucial quanto o diagnóstico precoce é que as pacientes tenham condições adequadas para a realização do tratamento, o que envolve mais do que somente recursos médicos e hospitalares.

“O tratamento pode durar vários meses e impedir que a mulher mantenha sua atividade profissional. Isso traz insegurança e faz com que muitas delas não realizem o tratamento da forma correta ou com a dedicação necessária. É preciso mostrar a elas que existem direitos previdenciários e benefícios do INSS que podem ajudar nesse momento difícil”, defende Átila Abella, advogado presidencialista e cofundador da lawtech Prev, plataforma especializada em cálculos e petições previdenciárias. Abella lista quatro benefícios que são direitos de pacientes que enfrentam a enfermidade.

Auxílio-Doença (auxílio por incapacidade temporária)

As mulheres que estejam impossibilitadas de trabalhar temporariamente por conta dos tratamentos do câncer podem solicitar o benefício de auxílio-doença. O advogado esclarece que ele independe do pagamento das 12 contribuições de carência normalmente exigidas pelo INSS. “Basta que a paciente tenha vínculo ativo com o Instituto. E se precisar, ela pode estender o tempo de recebimento do auxílio, passando por uma nova perícia”.

Aposentadoria por incapacidade permanente

Em alguns casos, pacientes que já passaram por cirurgias, como a de retirada das mamas, ou que ficam impossibilitadas de retornar ao serviço podem solicitar a aposentadoria por incapacidade permanente, a antiga aposentadoria por invalidez. É necessário apenas que a beneficiária tenha iniciado suas contribuições antes do diagnóstico. Como no caso anterior, é possível solicitar o benefício mesmo sem ter feito as 12 contribuições.

Auxílio acompanhante

“Existem pacientes que precisam de cuidados diferenciados. Mulheres em tratamento que precisam de acompanhamentos diários podem solicitar esse benefício”, explica o advogado. Assim, pacientes que comprovem a necessidade de assistência permanente de outra pessoa podem requerer ao INSS o adicional de 25% do valor da aposentadoria por incapacidade permanente.

PIS e FGTS

Mulheres diagnosticadas com tumor maligno na mama ou que tenham um dependente portador de câncer podem solicitar a quantia disponível no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) ou do Programa de Integração Social (PIS).

Importante lembrar que, para a solicitação dos benefícios previdenciários do INSS, a paciente precisa passar por um exame médico pericial no próprio Instituto. Já para os saques do PIS e FGTS, a principal documentação solicitada é o atestado médico com menos de 30 dias de assinatura, contendo o CRM do profissional.

Câncer de mama não é exclusividade das mulheres

Os homens representam 1% dos pacientes que lutam contra o câncer de mama. Por conta da raridade dos casos, é natural que as campanhas de conscientização sejam voltadas às mulheres e que não haja, normalmente, a recomendação para que o público masculino realize a mamografia de rotina. É comum, portanto, que o rastreamento seja feito quando há queixas em relação à mama. Ainda assim, a atenção precisa existir.

O portal do hospital A.C.Camargo Cancer Center esclarece que, nos homens, a maior incidência de casos decorre em quem tem mais de 60 anos e em homens cuja família apresenta histórico de câncer de mama – mesmo que nas mulheres – e câncer de ovário. A recomendação é para que no primeiro sinal de caroço, dores ou alterações no mamilo, um mastologista seja procurado.

Por Bruno Piai

Fonte: Rh pra Você

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