Quem nunca ouviu esta frase – ”a primeira impressão é a que fica” ou então – ”você nunca terá uma segunda chance de deixar uma primeira boa impressão”?
Tratando-se do mundo dos negócios, onde a competitividade desperta no outro o desejo de ser o melhor, surge a real necessidade de impressionar, surpreender e encantar o cliente. Mas para que isto ocorra não basta apenas atendê-lo com intuito de satisfazer suas necessidades de momento, mas sim superar suas expectativas e cativá-lo, para que no primeiro instante em que surja a necessidade, venha à mente a sua empresa.
Estudos mostram que recrutar novos clientes é três a cinco vezes mais caro do que conservar os já existentes. Então não desperdice esta chance, além do mais, são poucos que retornam reclamando, muitos geralmente apenas mudam de fornecedor.
Mas quais são os passos para criar uma primeira boa impressão e fidelizar seu cliente?
Inicialmente, saiba que para criar este vínculo não cabe apenas ao setor Comercial ou Marketing, apesar de ser o primeiro contato, mas a fidelização vai muito além disso, pois deve ser executado por todos os setores de sua empresa.
Dentre as atitudes e ações essências para causar uma boa impressão e fidelizar o cliente, cito as cinco mais relevantes:
1. Esteja sempre disponível:
A disponibilidade gera no outro a segurança. Mostre-se atento, e por mais que seu dia esteja limitado com muitas tarefas a serem executadas, tenha o zelo, mantendo a sintonia entre equipe e cliente.
2. Esteja preparado:
A partir do momento em que se está preparado, não há o que temer. Antes de qualquer contato se abasteça de toda informação possível, assim não passará por apertos. E caso surgir alguma situação inesperada, informe que irá verificar e assim que obtiver retorno entrará em contato, jamais passe informações onde não tenha certeza, pois sua palavra vale muito, e caso venha à tona futuramente, será lembrada.
3. Cumpra com o prometido:
Uma palavra mal colocada pode causar transtornos em todo o processo adiante. Preze pelos valores da empresa, e por toda negociação ou conversa realizada. Lembre-se, o cliente procura conveniência, onde melhor se encaixe ou vislumbre a facilidade, será o seu ideal. Não queira fazer muitas promessas para parecer encantador e depois não conseguir cumpri-las, faça o que está ao seu alcance, e faça bem feito.
4. Seja um diferencial:
Muitos almejam ser os melhores, mas a partir do momento em que se faz necessário algumas mudanças, preferem abster-se. Não há dúvidas de que o mercado de trabalho e as empresas estão cada vez mais exigentes, pois buscam qualidade, mas devo dizer que vai muito além disso. Neste momento não tenha medo de inovar, trace outros caminhos, tenha a percepção e desenvolva com intuito de criar melhorias.
5. Supere expectativas:
É preciso enxergar além do esperado, e ter esta percepção não é uma tarefa fácil. Crie um acompanhamento, seja cordial, assim seu trabalho será lembrado como referência, além de que, um cliente com uma boa experiência passará para outras pessoas, diminuindo suas despesas com marketing. Certifique-se das reais necessidades, isto é o mais importante, o que virá depois é somente fruto de seu esforço e dedicação.
Agora é sua vez, arregace as mangas e sinta no dia a dia as mudanças oportunas que surgirão.
”Se, para causar impressão, acreditamos ser necessário criar uma imagem melhorada de nós mesmos, no fundo, temos a convicção de que quem somos na realidade não é bom o suficiente.” (Valdimar Souza)
Com esta frase, deixo a reflexão para cada um, se na verdade não devemos causar esta primeira boa impressão todos os dias, não apenas para impressionar, mas para sermos os melhores em tudo que fizermos… Pense nisto!
Fonte: RH Brasil