“O auxílio deste profissional oferece uma grande vantagem aos advogados, uma vez que lhes permite manter foco e energia, exclusivamente, nas atividades jurídicas principais”, revela Diego Souza, sócio de empresas.
Você conhece os profissionais que atuam como paralegais? Sabe de que maneira estão aptos a auxiliar nas atividades jurídicas da sua empresa? A fim de esclarecer estas e outras dúvidas, Diego Souza, sócio do Grupo Lank, explica os principais aspectos que rondam a expertise do paralegal.
A origem da função
“Paralegal é uma palavra americana trazida para o português com o mesmo significado e refere-se ao profissional responsável por trabalhos administrativos e burocráticos perante os órgãos públicos. O auxílio deste profissional oferece uma grande vantagem aos advogados, uma vez que lhes permite manter foco e energia, exclusivamente, nas atividades jurídicas principais, além de reduzir o custo de time-sheet do advogado para com seu cliente”, explica Diego.
A atuação do paralegal no Brasil
Primeiramente vale informar que a profissão do Paralegal ainda não é regulamentada no Brasil, embora já possua regulamentação em outros países. “O Paralegal, além de compreender a terminologia jurídica, tem como principal função os serviços burocráticos em órgãos públicos e governamentais, tais como: Registros de atos societários, jornais e documentos de interesse das empresas (abertura, alteração, encerramento, cisão, fusão e incorporação) em Junta Comercial e Cartório e demais comunicações dos referidos atos em repartições públicas e conselhos de classe em geral”, revela o sócio do Grupo Lank.
O paralegal e as expectativas para 2020
“Novos sistemas já foram implantados e a promessa do governo é de melhorar ainda mais os prazos. Com isso, o paralegal especializado, com a devida energia, terá a oportunidade de melhorar a comunicação com seu cliente, diminuirá o uso excessivo de papel e, claro, seus prazos de entrega”, finaliza Diego.
Fonte: Jornal Contábil
Imagem: Freepik