O manual do eSocial orienta o empregador para a forma de cumprimento de suas obrigações, que estabelece regras de preenchimento, de validação, consistência, leiautes, tabelas e instruções gerais para envio de eventos que compõem o eSocial.
Com relação ao eSocial, trata-se de um dos pilares do Sped (sistema Público de Escrituração Digital) que busca modernizar o cumprimento das obrigações acessórias unificando o envio das informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas das empresas de forma totalmente digital, executado pelo governo federal.
O eSocial é o instrumento que unifica todas as informações relacionada aos empregados de uma empresa, ou seja, as informações de remuneração, previdenciárias, trabalhistas, segurança e, além disso, ele unifica e padroniza o envio de informações ao Fisco
Foi divulgada no Portal do eSocial nova versão S-1.2 do Manual de Orientação do eSocial (MOS).
Versão S-1.2 do MOS retificado
Foi publicada no portal do eSocial no dia 26.07.2027 a nova Versão S-1.2 Beta do Manual de Orientação do eSocial.
As orientações constantes no novo manual apresentam informações alteradas, incluídas ou excluídas em relação à versão S-1.1, consolidada até a NO S-1.1 05.2023, publicada em 07.07.2023 e retificada em 13.07.2023.
Por fim, a íntegra do Manual de Orientação do eSocial pode ser consultada em https://tinyurl.com/2erhtb2k.
Fonte: Jornal Contábil