Num cenário digital em constante evolução, as marcas há muito tempo dependem de um arsenal familiar de estratégias publicitárias, incluindo anúncios de display, anúncios de pesquisa, anúncios de vídeo, marketing de influenciadores e redes sociais.
Embora esses métodos tenham se mostrado eficazes para alcançar certos segmentos do público, eles deixam a desejar na captação de grandes partes do mercado e frequentemente enfrentam dificuldades para acompanhar as demandas de interação em tempo real e engajamento aprimorado do usuário.
A caixa de ferramentas da publicidade digital, antes considerada exaustiva, está passando por uma mudança transformadora, abrindo novas oportunidades para se conectar com públicos inexplorados a um custo menor. A inteligência artificial também entra no jogo com o potencial de automatizar processos, incluindo a parte criativa: imagens, textos, conceitos – você escolhe. Em outras palavras, o mundo da publicidade está mudando a cada ano, e ficar para trás não é uma opção.
Então, por que os métodos convencionais não são mais suficientes? Conversamos com especialistas em PPC (pague-por-clique) e compra de mídia para descobrir suas razões para diversificar os canais.
Há uma combinação de fatores que reduzem a eficácia dos seus canais de publicidade atuais; vamos analisá-los um por um.
1. Mais difícil encontrar um público novo.
A base de usuários novos está diminuindo nos canais convencionais, elevando os custos. Depender exclusivamente dessas plataformas torna cada vez mais desafiador descobrir novos usuários para seu produto ou marca.
2. Os custos estão aumentando.
A publicidade digital tradicional não está apenas competitiva, mas está se tornando dispendiosa. As marcas estão tentando alcançar os mesmos públicos pelos mesmos canais, elevando o leilão e os custos de otimização. Além disso, o tempo necessário para ajustar campanhas está aumentando, colocando pressão adicional nos recursos de marketing.
Anna Avramova, Líder da Equipe de Performance, acrescenta: “Não há um público ilimitado em nenhum campo. Empresas que oferecem serviços ou produtos crescem muito mais rápido do que o número de consumidores em potencial. Portanto, a competição está esquentando a cada mês; os concorrentes disputam a atenção dos usuários e precisam investir cada vez mais para não perder essa corrida louca”.
Julia Larionova, Chefe de Marketing da PropellerAds, concorda: “Quanto maior você se torna, maior é o apetite da sua marca por novos usuários. E isso tem um custo elevado: CPL (Custo por Lead) e CAC (Custo de Aquisição de Clientes) continuam a subir.”
3. Pressões competitivas
Seus concorrentes utilizam exatamente os mesmos canais. Isso não apenas infla os custos da publicidade, mas também aquece o leilão por visibilidade. Explorar canais alternativos se torna não apenas uma escolha estratégica, mas uma necessidade para evitar ser pego no fogo cruzado das guerras de lances.
“Em nichos altamente competitivos e estabelecidos, cada marca promete os melhores resultados. E a criatividade, os banners que você usa, não têm mais o impacto decisivo no usuário, mas a frequência com que um usuário vê seus anúncios e a variedade de canais em que você aparece. Claro, isso leva a custos mais altos e à necessidade de estar presente em todos os canais”, – resume Julia.
4. Diminuição do envolvimento do usuário
Os usuários se acostumaram aos formatos convencionais, o que levou a um declínio no envolvimento. O desafio é quebrar a monotonia dessas abordagens padrão e rejuvenescer o interesse do usuário com formatos de anúncios novos e inovadores.
Por que a monotonia é destrutiva quando se trata de anúncios? Isso é resultado de estímulos preditivos ou repetitivos contínuos que levam a uma menor atividade cerebral. Ao mesmo tempo, a tomada de decisões está associada a uma maior atividade cerebral.
Todos esses fatores representam uma ameaça real ao dimensionamento bem-sucedido das campanhas publicitárias. Isso significa que você deve voltar a usar outdoors? Talvez haja uma solução melhor.
Uma das maiores vantagens dos novos formatos de anúncio é que eles foram desenvolvidos com base na experiência dos canais atuais, tendo em mente todos os seus problemas e desafios.
Os principais critérios para novos canais são claramente um público vasto e relevante (que também supera um problema da concorrência), custos baixos, alto envolvimento e foco no desempenho para evitar gastar o orçamento com promessas vazias.
Existe algo que possa atender a todas essas demandas? Sim, e esse é o formato que queremos discutir.
Chegou a hora de falar sobre o formato de anúncio com 300 bilhões de impressões mensais que pode se tornar seu aliado na luta contra todos os problemas mencionados acima.
Mas afinal, o que são Anúncios de Notificações Push?
Notificações Push são mensagens informativas que aparecem no PC ou no dispositivo móvel de um usuário e mostram um texto curto, uma imagem e botões que motivam uma ação imediata. O tráfego de push são simplesmente os usuários que concordaram em receber esses alertas.
Funciona da seguinte forma:
1. Um usuário vê uma solicitação de opt-in de notificação push no site.
2. O usuário concorda ou não em receber mensagens por push.
3. Se o usuário concordar, ele começará a receber notificações por push.
O tráfego de push consiste exclusivamente em usuários que optam por receber notificações (um usuário deve concordar em receber notificações). Isso é o que dá aos anúncios de notificação por push a chamada “natureza não intrusiva”: você não tortura ninguém com mensagens que nunca pediu.
Vamos dar uma olhada em alguns dos benefícios dos anúncios de notificação push:
– Amplo alcance, garantindo que você atinja um público-alvo difícil de ser capturado por outros canais. Na PropellerAds, a maior rede de anúncios, temos 7 bilhões de impressões diárias com notificações por push.
– Desempenho excepcional. A mensagem de uma marca, com uma oferta personalizada direcionada a um público específico, aparece diretamente no dispositivo ou no navegador do usuário em que ele se inscreveu para receber a notificação por push, garantindo o máximo de visibilidade e uma taxa de cliques (CTR) muito alta em comparação com os formatos de anúncios tradicionais. O push é entregue ao usuário mesmo quando ele não está navegando no site.
Como dizem nossos amigos do Clickbank: “As notificações push são semelhantes ao marketing por SMS, exceto pelo fato de que o push é mais barato, mais favorável à privacidade e mais atraente visualmente com banners, ícones e emojis.”
– Impulsiona seus esforços de aquisição de usuários. Com recursos como segmentação demográfica e por interesses, os anunciantes podem escolher os grupos de usuários relevantes por interesses (esportes, compras, finanças, jogos, sorteios, namoro, serviços públicos), idade e sexo para garantir que os olhos certos vejam o anúncio.
– Opções exclusivas de personalização e entrega instantânea. Mais de um milhão de mensagens podem ser enviadas quase instantaneamente para um público em todo o mundo. A velocidade de entrega é aprimorada com opções avançadas de personalização: você pode selecionar quando o usuário verá a mensagem (isso é importante, especialmente se estivermos falando de ofertas especiais, eventos esportivos cruciais ou fusos horários diferentes) e adicionar recursos visuais e emojis.
É um formato de anúncio relativamente novo, mas já está sendo usado por agências de mídia, afiliados, anunciantes e marcas em todo o mundo. E a eficácia desse formato, o custo e o alcance são o que está chamando a atenção para os anúncios push.
Impressões diárias – 7 bilhões
CPC – a partir de US$ 0,001
Principais GEOs: EUA, Brasil, Indonésia, Tailândia, Índia
Excelente para:
– Produtos financeiros: empréstimos, seguros, comércio, cartões de crédito
– Comércio eletrônico (de vestuário a produtos para animais de estimação)
– Aplicativos e sites de namoro
– Utilities para celular (limpadores, VPN, etc.)
– iGaming
– Esportes
– Aplicativos e jogos
Com tantas opções de publicidade disponíveis, pode ser um desafio encontrar o que complementa e aprimora suas soluções atuais. Felizmente, os profissionais de marketing já testaram a adição de push à poderosa tríade de Google Ads, Facebook Ads e vários formatos de exibição.
O push faz a diferença, não apenas ajudando a manter o crescimento do orçamento sob controle, mas também trazendo um público totalmente novo que é extremamente difícil de encontrar em outras plataformas e envolvendo os usuários de uma maneira completamente diferente.
Fonte: Mundo do Marketing