Nunca se falou tanto em Produtividade no Brasil. A demanda crescente de processos eficientes e enxutos, principalmente com o avanço de startups que crescem rumo a se tornarem unicórnios, abre oportunidades para inovações no gerenciamento de processos com foco em Qualidade. No entanto, ainda há uma deficiência nos processos, prioritariamente geradas pela falta de especialização técnica em ferramentas modernas.
Sim, há muito conhecimento no mercado. O que não faltam são livros, artigos, vídeos no Youtube, tutoriais e outros conteúdos que dissertam sobre inúmeras variáveis de processos e importância de mindsets de inovação para o gerenciamento da Qualidade e aumento da Produtividade. Só que isso não basta! A teoria é importante, mas ela fundamenta a ação, a prática. É por meio da vivência que se descobrem acidentes de percurso, oportunidades de aprimoramento e expertise para improvisos disruptivos.
Tome as artes marciais como comparação. Há uma infinidade de informação a respeito das mais variadas modalidades, sejam elas eficientes ou não. Mas nunca um judoca, por exemplo, terá total consciência plena das técnicas se não for para o dojô treinar. O mesmo acontece com os processos de qualidade e produtividade. Para ser um campeão nas empresas, o profissional precisa treinar, treinar e treinar. Vivenciar problemas reais e utilizar métodos hands-on permite o líder encarar desafios com um mindset de inovação realmente incorporado, não apenas creditado no currículo.
Identificar necessidades, desdobrá-las em oportunidades, analisar desempenho e melhorar processos são o básico esperado de um profissional de qualidade. Só que elevar os patamares de produtividade e inovar com projetos modernos para o futuro é uma característica que só a prática proporciona. E é isso que as empresas buscam!
Fonte: Administradores
Fonte da imagem: Designed by Pressfoto