Embora o cenário da mídia social esteja em constante mudança e evolução, com novos players lutando pela atenção do público e dos profissionais de Marketing, nenhuma plataforma se compara ao Facebook quando se trata de publicidade em mídia social. A gigante da mídia social, que possui uma base de usuários ativa de quase 2,9 bilhões, continua sendo a plataforma mais importante entre os profissionais de Marketing nos lados B2B e B2C.
De acordo com dados apresentados pela OnlyAccounts.io, quase 90% dos profissionais de Marketing escolheram o Facebook para publicidade em redes sociais em 2023, 10% a mais que o Instagram e três vezes mais que o TikTok.
Embora o Facebook seja um dos players mais antigos no cenário da mídia social, ainda é a escolha número um para a maioria dos profissionais de Marketing. De acordo com a pesquisa do Social Media Examiner, o Facebook foi a plataforma de mídia social mais usada entre os profissionais da área em todo o mundo em 2023, com 89% deles usando a rede para promover seus negócios.
O Instagram foi classificado como a segunda plataforma mais usada para publicidade em mídia social, com 80% de participação entre os entrevistados. Quase 65% dos profissionais de Marketing optaram por promover no LinkedIn, tornando-o a terceira plataforma mais usada. YouTube e Twitter seguiram com 54% e 44% de compartilhamentos, respectivamente. As estatísticas mostram que apenas 26% dos entrevistados nomearam o TikTok como sua principal plataforma para anúncios de mídia social, ou três vezes menos que o líder Facebook.
A pesquisa também mostrou dados interessantes sobre como os profissionais de Marketing planejam usar as plataformas de mídia social nos próximos anos. Cerca de 53% deles afirmaram que aumentariam o uso do Facebook em um futuro próximo, enquanto apenas 5% planejavam cortar seus orçamentos para anúncios no Facebook. As estatísticas também mostram que 66% dos profissionais de Marketing aumentarão o uso do Instagram e do YouTube, em comparação com 43% daqueles que planejam aumentar a publicidade do TikTok. Mas, ao mesmo tempo, 45% deles não planejavam usar o aplicativo de compartilhamento de vídeo para anúncios.
Com marcas despejando dezenas de bilhões de dólares em anúncios no Facebook e Instagram a cada ano, a Meta continua sendo a maior marca no cenário global de publicidade em mídia social.
De acordo com uma pesquisa da Statista, a Meta teve uma enorme participação de mercado de 55% no ano passado, quase quatro vezes mais do que o LinkedIn, a segunda maior marca de publicidade em mídia social. Snapchat, Reddit, Pinterest, Twitter e ByteDance tiveram cerca de 5% de participação na receita global de publicidade em mídia social.
No ano passado, as marcas gastaram incríveis US$ 189,5 bilhões em anúncios de mídia social. A Statista espera que esse número aumente para US$ 207 bilhões em 2023 e salte para US$ 247 bilhões até 2027.
Fonte: Mundo do Marketing