Conheça quatro dicas infalíveis para se tornar multifoco e performar melhor na sua vida profissional e pessoal.
Na pandemia, muitas pessoas assumiram diferentes papéis dentro de casa, e é comum alguém fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo para atingir diferentes objetivos. Nesse processo, já nos deparamos com o achismo de que devemos ser multitarefas, mas na verdade, o ideal é sermos multifoco.
Por exemplo, enquanto alguém checa mensagens no celular ao mesmo tempo que está participando de uma reunião, está dividindo o foco de sua atenção. Já uma pessoa multifoco se dedica 100% às atividades diferentes quando as realiza.
Por isso, não podemos confundir. Enquanto realizamos várias tarefas ao mesmo tempo (multitarefa), podemos ter a impressão de estarmos sendo mais produtivos. Geralmente, o resultado disso é uma entrega com menor qualidade e, muitas vezes, leva ao retrabalho.
Já o conceito de multifoco é exponencial, pois uma atividade contribui para a melhoria de outra e, assim sendo, há mais produtividade. Isso significa que as diversas atividades não são mutuamente exclusivas. Elas não só podem, como devem coexistir. A integração entre diferentes disciplinas contribui para a criação de projetos mais bem-sucedidos em todos os aspectos.
Uma pessoa da atualidade que melhor personifica o conceito de multifoco é ninguém mais, ninguém menos que o maior fisiculturista de todos os tempos.
Ou seria um dos atores mais bem pagos de Hollywood?
Ou quem sabe o ex-governador do estado mais populoso do país mais poderoso do mundo?
Bem, todas essas descrições apontam para a mesma pessoa: Arnold Schwarzenegger.
Você pode estar pensando que esse exemplo citado não funciona bem como referência porque é um indivíduo muito acima da média, mas independente disso, é possível desmitificar a noção de que só quem se dedica à uma única atividade consegue sucesso.
Porém, não é preciso ser um ícone mundial para aplicar essa estratégia. Mais do que isso, a ideia aqui é lhe fazer refletir sobre crenças limitadoras e que não lhe permitem desenvolver e potencializar as suas atitudes extraordinárias.
Dicas para se tornar multifoco
1. Esteja 100% presente – quando fazemos um monte de coisas, mas sem estarmos 100% presentes em cada atividade, temos a sensação de estarmos produzindo muito, mas é apenas ilusão. Dedique-se completamente e evite o retrabalho!
2. Comprometa-se! As pessoas com multifoco atingem a maestria em diversas atividades porque se comprometem a terminar o que começaram. Isso significa que muitas vezes precisamos de algum expediente para poder nos manter fiéis aos nossos compromissos de médio e longo prazo;
3. Use melhor o “tempo acumulado” – imagine qualquer atividade automática que você realiza todos os dias: escovar os dentes, tomar banho, tomar café, fazer a barba etc. Em apenas um dia, elas tomam um tempo insignificante, mas, quando acumuladas em dias, semanas e anos… a questão muda de figura. Se economizarmos dois minutos no banho, um minuto no café e assim por diante, no final de um mês teremos algumas horas que podem ser utilizadas de maneira mais efetiva, como por exemplo, na leitura de um livro;
4. Procure atividades verdadeiramente complementares – utilizo aqui um exemplo prático. Se você quer se tornar um campeão de artes marciais, deveria se focar somente na luta, correto?
Por Renato Grinberg
Fonte: Rh pra você