Não é segredo: a gestão empresarial impacta diretamente o sucesso do negócio. Líderes que não têm capacidade de gerir bem afetam negativamente a produtividade e a motivação das suas equipes, o que traz grandes prejuízos para qualquer empresa e altos índices de turnover.
Para evitar esses problemas, muitas grandes empresas perceberam a importância de definir estratégias voltadas para o desenvolvimento das lideranças.
Nesse cenário, conhecer os diferentes estilos de líderes e entender em qual tipo de gestor você se encaixa é fundamental para compreender o impacto do seu trabalho na sua equipe.
Neste artigo, apresentamos os 5 perfis mais comuns de líderes com os seus principais defeitos e qualidades. Confira:
5 perfis de líderes
1. O líder autoritário
Esse é um dos tipos de líder mais comuns do mercado. Sua equipe o vê, de fato, como um “chefe” ou “patrão”. Exigente, seu foco está 100% comprometido em alcançar as metas planejadas. O líder autoritário não costuma ter uma boa relação com a equipe, o que prejudica o clima organizacional.
Além disso, ele não participa ativamente das rotinas dos funcionários, não conhece o modo com que eles trabalham e só se importa com o objetivo final, negligenciando o caminho para atingi-lo. Por conta disso, o líder autoritário não investe em tecnologia para auxiliar o dia a dia da equipe.
Qualidades do líder autoritário:
Defeitos do líder autoritário:
2. O líder liberal
O líder liberal é o oposto do líder autoritário. Ele se caracteriza por delegar toda a responsabilidade à equipe. Sua atuação pode ser positiva se a equipe souber se autogerenciar, porque sob sua gestão há espaço para inovar e criar novos processos.
No entanto, se os funcionários não souberem se organizar, a gestão do líder liberal pode ser desastrosa. Por isso, esse líder precisa conhecer muito bem cada membro da sua equipe e confiar nela.
Além disso, o líder liberal fornece as ferramentas necessárias para que a sua equipe trabalhe da forma mais eficiente e autônoma possível.
Qualidades do líder liberal:
Defeitos do líder liberal:
3. O líder democrático
Esse tipo de líder costuma ser muito admirado pelos funcionários, por incentivar que todos participem em todas as etapas de cada processo. Sua gestão é colaborativa, ele se engaja com a equipe para realizar as tarefas necessárias e participa diariamente das rotinas operacionais.
O líder democrático costuma ter dificuldade de organizar e disciplinar a equipe por ter um perfil de horizontalidade. No entanto, sua gestão costuma ser muito positiva para a colaboração dos funcionários.
Qualidades do líder democrático:
Defeitos do líder democrático:
4. O líder técnico
Normalmente, o líder técnico chega ao posto de liderança por saber muito sobre determinado processo empresarial. Ele sabe resolver problemas e ensinar a equipe, mas costuma não ser um bom comunicador, tampouco criar planos para atingir metas.
Qualidades do líder técnico:
Defeitos do líder técnico:
5. O líder construtivo
Atualmente, o líder construtivo é o mais bem visto. Isso porque ele consegue cumprir prazos, alcançar metas, manter um bom relacionamento com a equipe e desenvolver os talentos de cada membro dela.
O líder construtivo entende as necessidades da equipe, fornece ferramentas que otimizam o seu trabalho, investe em sua capacitação e entende que as pessoas são fundamentais para o sucesso da sua gestão.
Qualidades do líder construtivo:
Defeitos do líder construtivo:
Conclusão
Independente de qual seja o seu perfil de liderança, você sabe onde pode melhorar, certo?
E medir o desempenho da sua equipe pode ser um dos principais pontos para medir o reflexo da sua gestão. Por isso, apostar em um ERP completo e totalmente integrado pode fazer toda a diferença.
Assim, você pode ter acesso a relatórios e gráficos de produtividade, entregas e planejamentos concluídos x em andamento. Além disso, um bom ERP é uma ferramenta para ajudar a equipe a alcançar os objetivos, para que ela seja produtiva e se mantenha motivada. Pois, o sistema de gestão facilita o dia a dia de uma equipe, automatiza processos e melhora a qualidade de vida dos colaboradores.
Todas essas ações são estratégias de liderança que trazem um resultado super positivo: aumento do faturamento em seu negócio.
Fonte: Administradores
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