Uma abordagem acerca da importância do caráter estratégico para os Recursos Humanos de qualquer Organização.
O surgimento da administração como ciência na década onde Taylor difundiu suas ideias gerando a criação da sociedade para a promoção da administração científica. No contexto de Revolução Industrial os empresários possuíam focos na execução das tarefas, houve especialização dos trabalhadores, surgimento das fábricas, aumento de polis (cidades), entre outros.
Sabe-se que a Revolução Industrial provocou uma efetiva modificação na estrutura econômica, empresarial e mercadológica, a nível mundial. Contudo, não gerou grande influência nos métodos e princípios da administração da época relacionados à gestão de pessoas, tal fator tinha pouca ou nenhuma significância perante a concepção e consciência baseada em baixos custos e alta lucratividade, ou seja, possuía um foco restrito a execução e produção, (CHIAVENATO, 2003).
Atualmente, já não se usa em excesso tais linhas de raciocínio, faz-se uso de um maior investimento nos colaboradores da organização. A ideia de Recursos Humanos apresenta seu início na fundamentação da administração científica, de forma sucinta e focada em uma melhor execução nos processos organizacionais, evitar ociosidade desnecessária (estudo da fadiga humana; Taylor), selecionar e treinar adequadamente os mais capacitados para a função.
Segundo Fleury (2002, p. 42) “a participação mais ampla de colaboradores de diferentes níveis da organização na formulação estratégica é adotada também como forma de tornar esse processo mais interativo e contínuo”. Deste modo, percebe-se a existência de hierarquia na organização definindo as responsabilidades operacionais, táticas e estratégicas, principalmente envolvendo a atividade principal da organização e seu posicionamento no mercado.
Para relacionar a variável pessoas com planejamento estratégico da organização se faz necessário a criação de pontos específicos que venham guiar e nortear as ideias e competências de cada colaborador, tais pontos (ferramentas) denominam-se: missão, visão, objetivos, metas, diretrizes, entre outros, e são importantes pois deixam claro que caminhos a empresa pretende seguir juntamente aos seus colaboradores.
Mintzberg (2003) faz referência de que cada organização possui seis elementos (forças) que se encontra em intensa e constante comunicação, sendo elas fundamentais para a análise e formulação da estratégia na organização. As forças são: Vértice Estratégico, Tecnoestrutura, Linha Hierárquica, Pessoal de Apoio e Centro operacional.
Sendo que, o Vértice Estratégico é constituído pelas pessoas do alto nível hierárquico, responsáveis por alinhar os reais objetivos e interesses da organização.
O setor de Recursos Humanos de acordo com a estratégia da organização basicamente recruta, seleciona e dá manutenção às pessoas, logo se pode afirmar que Recursos Humanos é um setor completamente ligado a estratégia da organização e em constante contato com a alta hierarquia da organização. Chiavenato (2000) afirma que o setor de Recursos Humanos tem caráter de consultoria ao nível estratégico, fornecendo informações e dados sobre os colaboradores da organização, tendo por finalidade seu parceiro nas atividades principais da empresa e fornecendo provisão de mão-de-obra, aplicação das tarefas e processos, manutenção do corpo funcional, desenvolvimento de competências e monitoração das atividades executadas.
Tem-se como propósito inserir o caráter estratégico no conceito de Recursos Humanos, entende-se que por lidar diretamente com o corpo funcional da organização e mais que isso, possuir liberdade de influenciar nas decisões a nível estratégico e alta hierarquia organizacional, pode-se adotar o foco estratégico nos processos de Recursos Humanos. Visando com isso facilitar as decisões e a formulação do planejamento estratégico por apresentar papel decisivo na vivência organizacional, pois basicamente sua função é escolher e/ou capacitar os envolvidos com as atividades da empresa. Para tanto, necessita-se de entendimento a respeito das atuais competências e capacidades presentes na organização e quais se desejam buscar.
Fonte: administradores