As alterações, que ocorreram na segunda-feira (31/01), podem impactar a visualização de erros em dados estruturados HowTo e Breadcrumbs, mostrando mais ou menos erros do que anteriormente.
Uma atualização na maneira como o Google lida com Breadcrumbs e dados estruturados HowTo (utilizados em páginas de instruções e tutoriais, como páginas de receita, por exemplo), afetou os relatórios de aprimoramento e resultados aprimorados do Search Console.
Em um pronunciamento oficial, no dia 31 de janeiro de 2022, o Google disse que: “O Search Console mudou a maneira como avalia e relata erros em Breadcrumbs e dados estruturados de instruções. Como resultado, você pode ver alterações no número de Breadcrumbs,entidades HowTo e problemas relatados para sua propriedade, bem como uma alteração na gravidade de alguns problemas, de erros e avisos”.
Qual o impacto dessas mudanças?
As alterações nas métricas dos relatórios para Breadcrumbs e HowTo, podem resultar em novos erros ou avisos que não estavam presentes até o momento, além de alteração na gravidade dos problemas já relatados anteriormente.
Há pouca possibilidade de que erros antigos tenham “se resolvido” por conta dessa mudança, mas pode acontecer da gravidade de alguns deles ter diminuído, o que pode acabar mudando suas prioridades de correção.
O que fazer a seguir?
Caso você tenha esses elementos implementados em seu site, verifique novamente o relatório do Search Console e confira se existem novos erros, problemas e/ou alterações na gravidade de problemas já existentes. Dessa forma, será possível compreender melhor quais serão suas próximas ações para se adaptar às mudanças do Google.
Por se tratar de uma alteração de relatório, os resultados de pesquisa do Google e a visualização de páginas não foram afetados. No entanto, essas novas métricas podem apontar uma visualização diferente para solucionar erros antigos, deixando seu site mais preparado para possíveis atualizações no futuro.
Ao resolver esses problemas e seguir as novas orientações, você ajuda o Google a compreender melhor as informações do seu conteúdo, mantendo posições favoráveis em snippets de resultados de pesquisa.
Fonte: Agência Mestre