É possível dizer que no cenário digital acelerado de hoje, consumidores e tomadores de decisão têm expectativas mais altas do que nunca: eles exigem que empresas e marcas não apenas acompanhem a tecnologia, mas também otimizem consistentemente a experiência do cliente — afinal de contas, usuários de todo o mundo se acostumaram a experiências memoráveis, personalizadas e convenientes.
Mas com isso em mente, como os profissionais de marketing podem aplicar seus conhecimentos e entender como priorizar suas estratégias para superar suas metas este ano?
Bem, todos nós sabemos que toda campanha ou iniciativa de marketing deve ser avaliada com base em sua capacidade de gerar um retorno positivo do investimento. Depois de ler o novo State of Marketing de 2023, um relatório da HubSpot, Litmus, Rock Content e Wistia, algumas ideias vieram à minha mente.
É por isso que hoje estou animada para compartilhar as cinco principais tendências de marketing para 2023 que prometem oferecer um excelente retorno sobre o investimento (ROI) para sua marca ou empresa.
Quem nunca perdeu (ou investiu?) algumas horas por dia navegando pela tela do celular e consumindo vídeos curtos em plataformas como TikTok, Instagram Reels ou Youtube Shorts?
Esse comportamento não passou despercebido pelos profissionais de marketing: 90% dos entrevistados vão aumentar ou manter o investimento neste ano neste tipo de conteúdo.
Isso acontece porque esses vídeos curtos oferecem uma maneira rápida e divertida de transmitir mensagens, mostrar produtos e contar histórias — uma forma inovadora de as marcas se relacionarem com seu público.
Portanto, se você também é um profissional de marketing, pode não ser uma “surpresa” dizer que focar na criação de conteúdo envolvente e compartilhável que se alinhe com a história e os valores de sua marca pode ser uma ótima maneira de explorar vídeos curtos e aumentar ROI.
Para conseguir isso, tente começar identificando seu público-alvo e entendendo suas preferências, interesses e pontos problemáticos.
Crie vídeos curtos que atendam a essas necessidades específicas e mantenha seus vídeos concisos, visualmente atraentes e que chamem a atenção — não esqueça que os espectadores têm menos tempo de atenção nesse formato.
A segunda tendência com mais potencial para aumentar o ROI é o Marketing de Influencer, algo que continua a ser uma ferramenta poderosa para as marcas alcançarem e se envolverem com seus consumidores-alvo.
Mas em 2023, parece que o foco muda para a autenticidade e a construção de conexões significativas com influenciadores que se alinham com os valores da sua marca.
Ninguém mais quer ver estrelas de Hollywood ou supermodelos sendo pagos para serem “o rosto” de algum produto ou empresa.
Eles querem se sentir representados por pessoas “comuns”, que exercem influência em um público menor (mas altamente engajado).
Então, meu conselho sobre esse tema, é: selecione cuidadosamente influenciadores que se alinhem de forma autêntica com os valores da sua marca e público-alvo.
Vá além do número de seguidores e procure influenciadores cujo conteúdo, estilo e valores ressoem com sua marca, garantindo que sua marca ou empresa seja promovida de forma mais orgânica e confiável.
A ascensão das mensagens diretas nas mídias sociais (também conhecidas como DMs) como um canal de atendimento ao cliente não pode ser ignorada e foi a terceira tendência mais importante entre os entrevistados no relatório State of Marketing de 2023.
E não é à toa, os DMs oferecem uma maneira conveniente e personalizada para as marcas interagirem e se envolverem com os clientes, abordarem suas preocupações e fornecerem assistência em tempo real.
Mais do que nunca, os clientes esperam um atendimento rápido e personalizado ao entrar em contato com uma marca, e a maioria deles busca esse serviço onde passa a maior parte do tempo: nas redes sociais.
Por isso, é fundamental que as empresas tenham esse canal monitorado e ativo, com uma equipe dedicada que possa responder prontamente às dúvidas e solucionar as dúvidas dos clientes. Isso permite que sua empresa crie fidelidade à marca e transforme clientes satisfeitos em possíveis defensores da marca!
Portanto, ao investir neste canal, procure evitar respostas genéricas ou automáticas e sempre converse com o usuário chamando-o pelo nome, tratando seu problema de forma objetiva.
Nosso bom e velho amigo, Search Engine Optimization, continua sendo a pedra angular do Marketing Digital e sua importância continua a crescer em 2023.
Com o aumento da concorrência e a evolução dos algoritmos de pesquisa, é crucial que os profissionais de marketing priorizem a visibilidade orgânica otimizando o site da sua empresa e criando conteúdo para palavras-chave relevantes, aproveitando dados estruturados e focando na otimização mobile.
Portanto, não se esqueça de usar ferramentas de pesquisa de palavras-chave para identificar palavras-chave populares com um equilíbrio entre volume de pesquisa e concorrência.
Considere palavras-chave de cauda curta (termos amplos) e de cauda longa (frases mais específicas e direcionadas) a serem adicionadas ao seu conteúdo do site (incluindo títulos, cabeçalhos, meta descrições e texto do corpo).
Lembre-se de que o SEO é um processo contínuo e é essencial monitorar o desempenho do seu site, acompanhar as classificações das palavras-chave e fazer os ajustes necessários.
Por último, mas não menos importante, temos “criar conteúdo que reflita os valores da sua marca” como uma importante tendência para aumentar o ROI em 2023, de acordo com o State of Marketing Report.
Ao criar artigos e materiais focados não apenas em gerar mais números, mas também em impactar causas essenciais para a empresa ou promover os valores da empresa no mercado, você cria uma conexão forte e autêntica com seu público-alvo e aumenta a afinidade com a marca , confiança e lealdade.
Portanto, se você ainda não investe nessa tendência, tente criar conteúdo orientado a valor, incluindo storytelling, demonstrando responsabilidade social e apresentando histórias de sucesso de clientes.
Contar histórias permite que você comunique os valores de sua marca de maneira atraente e relacionável, além de ajudar a criar uma conexão emocional com seu público e reforçar a identidade de sua marca.
Por exemplo, você pode compartilhar histórias de como sua marca impactou positivamente a vida dos clientes ou destacar seu compromisso com a sustentabilidade ou práticas éticas.
Compartilhar conteúdo confiável com os valores de sua empresa conecta você com seu público em um nível mais profundo e pode estabelecer um relacionamento genuíno.
E, como você pode imaginar, essa conexão gera fidelidade à marca, defesa do cliente e, por fim, leva a um ROI maior, pois clientes satisfeitos e leais continuam a se envolver com sua marca e a recomendá-la a outras pessoas!
Fonte: Rock Content