Please enable JS

Blog

Reputação da marca: o poder de uma boa imagem

Reputação da marca: o poder de uma boa imagem

12 de novembro de 2020 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Reputação da marca é um assunto sério, que pode elevar o negócio ou afundá-lo. Entenda no blog como construir a sua positivamente.

A reputação da marca é a opinião que as pessoas têm em relação a uma empresa. É a forma como uma organização é vista pelos olhos do consumidor. Não se trata de algo construído de acordo com a visão de uma empresa sobre ela mesmo. A reputação é baseada em ações e no impacto dessas atitudes na vida das pessoas.

Atualmente, com o acesso à informação facilitado pela transformação digital, as empresas são avaliadas frequentemente na internet. O consumidor agora tem o hábito de pesquisar sobre a marca antes de adquirir qualquer produto ou serviço.

Durante essa avaliação, uma série de quesitos são observados: quais os problemas ocorreram, como foram resolvidos, as principais reclamações, elogios. E não são só questões relacionadas à experiência do usuário. A reputação da marca também é construída a partir do impacto da empresa na sociedade, no meio ambiente. Também diz sobre a cultura organizacional e, até mesmo, sobre as pessoas que a marca se alia.

Ter garantia de estar adquirindo algo de uma empresa com boa reputação é um dos principais, se não o mais relevante, critério no processo de decisão de compra atualmente.

Além disso, a boa imagem de uma empresa é fundamental para conquistar novos clientes, manter um bom relacionamento com os já fidelizados, atrair e reter talentos, afinal, todo profissional tem o desejo de fazer parte de uma organização com boa reputação.

Ações fundamentais para construir boa reputação da marca

Construir uma boa reputação da marca não é algo simples. Existem pontos cruciais a serem observados, como bom atendimento, serviço prestado de acordo com o prometido, produtos de qualidade, prazos atendidos, múltiplas formas de pagamento, pós-venda dedicado, entre outros.

Tudo que garanta a idoneidade da empresa e a qualidade dos produtos e serviços oferecidos colabora para que a reputação da marca seja positiva. Mas isso é o básico para ser bem visto pelos clientes.

Para se destacar e construir uma nova imagem ou melhorá-la, é preciso desenvolver uma estratégia que conte com as seguintes ações:

  • Definição do público correto para a marca: quem são os clientes e como você quer ser visto por eles; Planejamento da comunicação: é preciso aprender e saber como explorar todos os seus canais de contato com clientes de maneira inteligente e eficiente;
  • Levantamento de dados: procure em canais de avaliações e faça uma análise de como sua marca é vista pelo público. Disponibilize um ambiente aberto e simples para reclamações e sugestões. A partir das informações coletadas você saberá o que está dando certo e o que não vai bem;
  • Comunicação interna eficiente e aberta: você não sabe tudo o que acontece. Cada colaborador entende exatamente o feedback negativo de sua área. Faça reuniões para centralizar as informações de todas as equipes e alinhá-las na mesma direção.

Chegamos ao final desse conteúdo e agora você já sabe o que é reputação da marca, sua importância, o que é preciso para estar em destaque e conquistar a fidelidade do público. Para aprender mais sobre gestão de marca, continue no blog.

Fonte: Blog da Salt

Posts relacionados

Segundo pesquisa, 28% dos consumidores fizeram compras de presentes em 2023 com base nas recomendações de influenciadores digitais

17 de outubro de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Como garantir que sua sessão de brainstorming seja produtiva

3 de outubro de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

5 passos para montar o plano de negócios perfeito

1 de outubro de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Como garantir que seu negócio permaneça relevante daqui a 10 anos

26 de setembro de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

5 formas de tornar seu negócio viral nas redes sociais

9 de setembro de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

5 passos para criar um negócio online de sucesso

2 de setembro de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

abc