Muitas empresas valorizam o investimento que fazem sobre o conhecimento das suas pessoas colaboradoras. Treinamentos, ferramentas, workshops, estudos sobre clientes e concorrência são apenas alguns aprendizados que podem melhorar a experiência organizacional. Mas como medir o retorno desse investimento? Para isso existe o ROL.
O ROL indica o retorno que esse investimento resultou para as empresas. Comprova-se este retorno por meio de dados sobre as ações investidas e o quanto elas proporcionaram de resultado.
ROL é a sigla para a expressão originalmente em inglês Return on Learning, ou seja, Retorno sobre Aprendizado, em tradução livre. Esse indicador mensura quanto de retorno a empresa teve quando suas pessoas colaboradoras adquirem uma série de conhecimentos, também conhecidos como insights.
Normalmente, obtém-se o ROL através de dados de setores como vendas, atendimento a clientes ou marketing, mas pode vir de outros departamentos por meio de pesquisas, cadastros e demais estudos de mercado. Inclusive, se for aplicado em mais departamentos, mostra qual deles é capaz de produzir mais insights.
Para avaliá-lo é preciso aplicar um processo de aprendizagem e estratégia durante alguns meses para que os resultados possam ser mensurados de maneira mais aprofundada. Principalmente porque, além do aprendizado ser um processo, muitas vezes, o investimento em conhecimento é mais subjetivo e difícil de se medir.
Seu principal foco é manter uma cultura de aprendizado dentro da empresa para que os colaboradores estejam sempre capacitados para tomarem as melhores decisões sobre planejamento e direcionamento de ações.
Para demonstrar que o investimento realmente compensou, existem alguns indicadores que podem ser mensurados, tais como:
Outros indicadores importantes também são: diminuição no absenteísmo, melhora no clima organizacional, melhoria nos processos, redução de acidentes, satisfação de clientes, retrabalho, entre outros.
Assim como no ROI — Retorno sobre o Investimento, o cálculo do ROL deve levar em consideração a relação entre investimento e retorno financeiro. Calcula-se o valor investido no treinamento, ferramenta ou recurso utilizado e depois compara-se com o quanto a empresa cresceu, vendeu ou lucrou.
Na prática, seria algo como: ROL = retorno de aprendizagem – custo do investimento/custo do investimento. Assim, é possível chegar em um valor em pontos, ou seja, o resultado é de quantas vezes o valor inicial investido retornou para a empresa. Multiplicando por 100% você tem o resultado em porcentagem.
Fonte: Gupy