A psicologia é uma ciência muito abrangente e está presente em tudo o que envolve o ser humano. Por isso, é claro que ela está nas empresas! Afinal, negócios são feitos de pessoas. E essa é a psicologia que nós chamamos de organizacional.
Ela é importante, pois ajuda as instituições a entenderem cada vez melhor os seus colaboradores. Assim, é possível trabalhar para um funcionamento melhor e mais produtivo para o dia a dia de trabalho.
Hoje você vai ficar sabendo o que é, para que serve e quais são os benefícios da Psicologia Organizacional. É só continuar a leitura do artigo!
O que é psicologia organizacional?
A psicologia organizacional é um segmento de estudo que tem como objetivo estudar e estruturar o perfil comportamental dos colaboradores das empresas. É basicamente a psicologia usada para a gestão de pessoas em uma organização.
Quando uma instituição conta com a ajuda de um psicólogo organizacional, ela consegue entender cada colaborador individualmente, como eles são, como trabalham, quais são as suas competências. Assim, é possível sair do individual e levar isso para o meio mais abrangente, ou seja, para as equipes.
Estudando e entendendo cada profissional, o psicólogo vai conseguir encaixá-lo em uma equipe que se adequa mais ao seu perfil ou adequá-lo para trabalhar com determinado grupo específico.
Para que ela serve?
A psicologia organizacional serve para trazer melhores resultados relacionados à sua gestão de pessoas. Entendendo cada colaborador, você e o RH da sua empresa conseguem trabalhá-lo conforme o que a organização e a equipe precisam e fazê-lo se sentir bem dentro do seu negócio.
Além disso, observando como os profissionais se comportam no ambiente de trabalho, os psicólogos organizacionais entendem como cada colaborador pode contribuir para o desenvolvimento da empresa e a harmonia no ambiente de trabalho.
Isso tudo é feito através de treinamentos, acompanhamento de cada profissional e aplicação de testes.
Quais são as áreas de atuação?
Um psicólogo organizacional pode atuar e ajudar em várias áreas da empresa. Algumas delas são:
Muitas pessoas confundem a psicologia organizacional e o coach. Mas elas não são a mesma coisa, na verdade se complementam!
O profissional de coaching normalmente possui um conhecimento grande da parte operacional da empresa, assim ele consegue ajudar os colaboradores. Ele é quem vai organizar metas e ajudar os profissionais a alcançarem seus objetivos.
O conhecimento e trabalho dele em conjunto com o do psicólogo organizacional e de cada colaborador pode gerar uma diferença enorme na sua empresa!
Quais são os benefícios da psicologia organizacional para a empresa?
Esse ramo da psicologia é muito importante quando se trata dos resultados relacionados à gestão de pessoas e, consequentemente, da empresa como um todo. A psicologia organizacional traz diversos benefícios para o seu negócio, entre eles:
Aumento da produtividade
Conhecendo os colaboradores e recebendo as orientações do psicólogo organizacional, os gestores consegue saber qual o perfil da sua equipe, o que a deixa mais motivada, quais atividades se encaixam mais para cada colaborador. Com o profissional mais engajado, a produtividade tende a aumentar!
Maior engajamento
Quando a empresa e os líderes conhecem bem seus colaboradores, é muito mais fácil mantê-los felizes com o ambiente de trabalho e com a sua função. Por isso, a psicologia organizacional promove mais engajamento – com ela os profissionais são ouvidos!
Redução de custos
Com colaboradores mais produtivos e engajados, a rotatividade tende a baixar, já que você contará com profissionais satisfeitos no trabalho. Consequentemente, você vai reduzir os seus custos com processos de recrutamento e seleção, treinamento e etc.
Ajuste do clima organizacional
Essa é uma outra grande vantagem de contar com a ajuda de um psicólogo dentro da empresa: o clima no ambiente de trabalho fica muito melhor, favorecendo o dia a dia de trabalho, a produtividade, a interação dos colaboradores entre si e com a diretoria.
Isso gera ótimos resultados internos e externos para a empresa, não só em questão de lucro efetivo, mas também de imagem positiva no mercado.
Fonte: Administradores
Fonte da imagem: Projetado pelo Freepik