Os relatórios do Google Analytics são um ótimo recurso para não só acompanhar o desempenho do e-commerce, mas também obter insights que podem oferecer melhorias nas estratégias de marketing digital até então utilizadas, para se relacionar com os visitantes e vender os produtos online.
Além das métricas comuns como número de visitantes e ticket médio, por exemplo, é possível utilizar o recurso para gerar relatórios com informações que permitem uma compreensão maior do comportamento dos usuários na loja virtual, além da identificação de possíveis erros.
Principais relatórios do Google Analytics
O Google Analytics disponibiliza um mundo de possibilidades para monitorar o desempenho do e-commerce e saber tudo sobre os usuários que navegam na página. Nesse cenário, criar relatórios pode ser uma tarefa difícil, especialmente para quem está começando, mas existem informações gerais que podem ajudar na maioria dos casos.
Visão geral da aquisição
O relatório de aquisição de usuários é um dos mais importantes no Google Analytics, pois ele oferece uma visão geral sobre quantas pessoas estão acessando o site em um determinado período, e como está sendo a experiência do usuário a partir de fatores como:
O relatório de engajamento e performance serve para mostrar, de forma detalhada, quais são os produtos mais acessados e vistos na loja virtual. Ao configurar a visão geral do painel selecionando o engajamento dos usuários, é possível saber informações, como:
Relatórios de monetização
Monitorar a performance das vendas é extremamente importante para qualquer empreendedor e, usando o Google Analytics, é possível gerar relatórios customizados para saber quais transações foram feitas em um determinado período, quais os itens mais comprados, qual a estimativa de receita e os resultados que apareceram a partir de campanhas. Além disso, também é possível saber qual o tempo exato entre a visualização e a finalização da compra de um produto.
Relatórios de comportamento do consumidor
No relatório de visão geral da retenção, é possível mapear quantos usuários acessaram o site pela primeira vez e demonstraram engajamento. Também é possível saber qual a performance do mobile e quantas pessoas acessam o site do celular ou do computador quando descobrem a loja.
Além disso, é possível ter acesso à porcentagem de visitantes que voltam ao site todos os dias ou que acessam o e-commerce com frequência, da mesma forma que é possível saber quais pessoas acessaram o site uma vez e nunca mais voltaram.
Fonte: Alliance Comunicação