A Black Friday, uma das principais datas para o varejo online e offline, acontecerá este ano no dia 26 de novembro.
É um momento muito aguardado pelos consumidores que buscam por preços menores. Segundo estudo, 92% dos brasileiros começam a pesquisar por preços de serviços e produtos meses antes da data.
Para 57% dos participantes do estudo, a pesquisa prévia ocorre 2 meses ou mais em 57% dos casos, e um mês antes para outros 21%. Esse hábito indica que, a maioria dos brasileiros tem medo de ser enganado pela “black-fraude”.
O levantamento realizado pela unidade de pesquisa da área de publicidade do UOL, também constatou que, além do preço, os principais fatores que influenciam uma compra online são: prazo de entrega (29%), valor do frete ou frete grátis (55%), facilidade no pagamento (24%), credibilidade ou segurança do aplicativo ou site (27%), cashback (25%) e facilidade no pagamento (24%).
Black Friday e as compras online
O e-commerce foi um dos setores que mais apresentou alta durante a pandemia. Em relação a 2019, o varejo cresceu 75%. Portanto, a venda online não era novidade antes do isolamento social, uma vez que 74% dos brasileiros já preferiam comprar online. Mas seu hábito foi ainda mais impulsionado com a Covid-19.
Entre os que pretendem comprar na Black Friday, 47% o farão apenas pela internet, 15% irão até as lojas físicas e 38% afirmam que irão usar ambas as lojas virtual e física.
A pesquisa, elaborada entre os dias 10 e 14 de junho de 2021, registrou que, 53% dos participantes aumentaram a regularidade das compras digitais em relação ao período anterior à março de 2020. Além disso, 73% dos questionados afirmaram que pretendem manter a atual frequência de compras pela internet.
No ano passado, o dia da Black Friday contabilizou R$3,86 bilhões de faturamento total, segundo levantamento realizado pela Neotrust/Compre&Confie. Já a pesquisa da Offerwise mostra que a intenção de compras este ano será 29% maior.
Fonte: Alliance Comunicação