Segundo pesquisa, 28% dos consumidores fizeram compras de presentes em 2023 com base nas recomendações de influenciadores digitais
Um estudo recente realizado pela plataforma Mavely revelou que 28% dos consumidores fizeram compras de presentes em 2023 com base nas recomendações de influenciadores digitais. Entre a Geração Z, esse número é ainda mais expressivo, chegando a 52%. A pesquisa, que focou nas tendências de consumo para o final de ano, também destacou que 34% dos entrevistados confiam nos influenciadores para obter ideias de presentes, sendo que, entre os jovens da Geração Z, esse índice sobe para 58%.
Esse crescimento reflete o impacto significativo que os criadores de conteúdo têm nas decisões de compra, particularmente em períodos festivos. Fabio Gonçalves, especialista em marketing de influência, explica que essa confiança vem do fato de os influenciadores serem vistos não apenas como figuras midiáticas, mas como pessoas autênticas e conectadas diretamente ao público, especialmente nas redes sociais.
“Para eles, influenciadores não são apenas figuras de mídia, mas pessoas com as quais sentem que podem se conectar de maneira mais pessoal e autêntica. Esse relacionamento cria uma confiança natural, uma vez que veem os criadores de conteúdo como fontes confiáveis, que compartilham experiências reais e dicas práticas. O estilo de vida aspiracional dos influenciadores, combinado com a forma como interagem diretamente com seus seguidores, cria uma forte relação de credibilidade”, explica.
Jovens buscam autenticidade e influências repetidas
Embora a Geração Z seja altamente influenciada por creators, a pesquisa também revela que esses consumidores são mais criteriosos. Eles tendem a precisar ver um produto promovido de quatro a cinco vezes antes de considerar a compra, enquanto a maioria dos consumidores se convence com duas a três exibições. Isso reflete a necessidade das marcas de investirem em campanhas de longo prazo, que gerem confiança e relevância.
“Esta geração é mais criteriosa em suas decisões de compra pois foi exposta a um excesso de informações desde criança e desenvolveu uma postura crítica e consciente em relação ao consumo. Eles valorizam autenticidade e transparência, e tendem a precisar ver um produto promovido várias vezes antes de considerarem uma compra, pois pesquisam mais e verificam a consistência das recomendações. Essa seletividade faz com que as marcas precisem investir em campanhas de marketing de influência sustentadas, que criem confiança e relevância ao longo do tempo, em vez de promoções rápidas. Além disso, garantir liberdade criativa para o influenciador é crucial, já que isso permite que ele promova o produto de forma autêntica e alinhada ao seu estilo. Escolher o creator correto, que ressoe com o público-alvo da marca, também faz toda a diferença para o sucesso da campanha”, comenta Fabio.
Fonte: Administradores