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SEO no desenvolvimento de sites

SEO no desenvolvimento de sites

3 de março de 2021 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

SEO é uma abreviação da expressão em inglês “Search Engine Optimization”, que em tradução livre significa: Otimização de sites para mecanismos de busca. Esta estratégia permite a organização do seu site para que buscadores (como o Google) o classifiquem como uma fonte de conteúdo relevante sobre determinado assunto, assim, em uma busca este site seria identificado como expressivo, aparecendo em melhores posições do que outros sites sobre o mesmo assunto, que não tem estratégias de otimização implementadas.

Com 90% dos 66 milhões de internautas no Brasil pesquisando de forma recorrente sobre produtos, serviços e informações, colocar o site da sua empresa nas primeiras páginas da busca do Google acaba sendo indispensável. Segundo o Google, aproximadamente 81% dos consumidores pesquisam o produto e a loja na internet antes de irem a uma loja física. Logo, a presença online de sua empresa é importantíssima, não apenas como uma loja virtual, mas também como marca e sua fidelização.

Como fazer para que seu site apareça na primeira página?

Existem duas formas. Primeiro, com os links patrocinados (onde você investe para aparecer no topo ou lateral da página). Esta é uma forma de publicidade que gera maior retorno em menor tempo, entretanto, em alguns segmentos em que há grande concorrência, o custo da campanha (baseado na compra de cliques em determinadas palavras-chave) tende a aumentar. A outra forma é através do SEO, com a criação de um estudo do índice de pesquisa dos internautas, com elaboração de conteúdo adequado ao seu público-alvo e outras formas de otimização. Então você deve estar se perguntando: “não seria mais fácil pagar pelo link patrocinado?”. Sim, seria. Mas os links patrocinados tendem a ter menor visibilidade que os resultados naturais da pesquisa, de forma similar aos comerciais da TV e do rádio, uma parcela dos internautas, ignora os resultados pagos, por saber que se trata de propaganda.

Portanto, mesmo que a sua empresa faça a opção de executar ações de links patrocinados ao invés de investir nas técnicas de SEO, tenha em mente que o ideal seria trabalhar os dois juntos. Você pode investir em links patrocinados e aparecer rapidamente nas pesquisas obtendo então resultados a curto prazo, enquanto o site é otimizado. Quando o site estiver bem posicionado nos resultados das pesquisas sua empresa vai ganhar mais credibilidade e poderá direcionar parte do orçamento de links patrocinados para outras ações de marketing digital.

Uma estratégia bem planejada e executada de SEO fará com que as pessoas atraídas até o seu site, por meio de uma pesquisa na internet, estejam realmente interessadas no seu conteúdo.

Pode parecer óbvio, mas não são raros os casos de visitantes que clicam em uma página com expectativas totalmente distintas do que ela pode oferecer.

Por isso, é fundamental ter visitantes qualificados, interessados nos produtos e serviços que a sua empresa pode disponibilizar a curto, médio e longo prazos.

Promove uma comunicação clara na web

Como o SEO tem foco na relevância e na eficácia de um conteúdo, um bom uso dessa ferramenta acaba promovendo uma forma clara, direta e precisa de comunicação no meio digital. Isso é fundamental no relacionamento com o público, pois, se você não der exatamente o que ele precisa, em pouco tempo ele simplesmente visitará outro site que cumpra esse objetivo.Resulta em conteúdos que atendem necessidades do consumidor.

Por outro lado, um visitante que notar todas as suas dúvidas e necessidades claramente resolvidas poderá ser fidelizado. Com isso, as chances de virar um cliente e até recomendar a sua empresa serão bem maiores. Por isso, em vez de apostar apenas em conteúdos genéricos para atrair o máximo de público possível, investir em conteúdos que se encaixam exatamente nas necessidades do consumidor gera resultados bem mais satisfatórios.

Facilita a aproximação com o público

Com visitantes qualificados no site, atraídos por conteúdos que suprem suas necessidades, fica mais fácil para a empresa ter um contato mais próximo com esse público. Além disso, quanto maior a aproximação com o público, mais informações são obtidas sobre ele, e isso é fundamental tanto com clientes quanto com possíveis clientes, já que garante o sucesso e o crescimento da empresa.

Como aplicar corretamente uma estratégia de SEO?

Mas toda essa importância do SEO para empresas, principalmente no atendimento, não faz sentido algum se a estratégia não for bem aplicada. Por isso, confira algumas dicas:

Faça um bom planejamento

O planejamento é a base de uma boa execução. Antes de iniciar uma estratégia de SEO, é preciso fazer um estudo completo que incluem, entre outros fatores, os objetivos a serem alcançados, o perfil do público-alvo, os locais e as maneiras que essa estratégia será aplicada e também uma observação do que a concorrência está fazendo nesse sentido.

Isso é fundamental para diminuir o risco de falhas e aumentar a eficácia da estratégia.

Tenha uma boa equipe

Profissionais qualificados são indispensáveis para o sucesso de uma estratégia de SEO. Em uma área onde as mudanças são frequentes, como o marketing, um time (ou até mesmo uma pessoa) eficiente precisa ter instrução e experiência, além de estar em constante atualização.

Monitore os resultados

A melhor forma de saber como a estratégia de marketing da sua empresa está se saindo é acompanhando métricas e resultados. Essa ação, que deve ser feita desde o início da execução, evita que falhas passem despercebidas e atrapalhem o resultado. Identificando a necessidade de ajustes e mudanças, no entanto, é possível obter sucesso sem precisar começar tudo do zero.

Não se esqueça do mobile

As pesquisas no Google, o maior motor de busca da internet, estão sendo feitas em maior quantidade por dispositivos móveis. Isso significa que o público, em sua maioria, está usando mais celulares e tablets do que computadores e notebooks.

Por isso, a sua estratégia de SEO deve ter foco nesses dispositivos para assegurar uma boa experiência do público. Dessa forma, além de reduzir a taxa de rejeição do seu site, é possível ainda fidelizar leitores e se destacar da concorrência. Além disso, no final de 2017, o Google anunciou o “mobile first index”. Uma nova forma de indexação que prioriza sites que possuem versão mobile.

Como você viu, a importância do SEO para profissionais e empresas relacionados ao inbound marketing é extrema. Para trazer inovação, causar impacto no mercado e obter bons resultados, é preciso traçar e executar uma boa estratégia. E isso tudo pode ser feito com baixo custo.

Fonte: Administradores.com

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