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Sistema CRM — Para que serve e como usar o seu ao máximo

Sistema CRM — Para que serve e como usar o seu ao máximo

23 de fevereiro de 2021 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Você já ouviu falar no Sistema CRM? Sabe para que serve e como ele pode impactar nas vendas de sua empresa?

Neste artigo, vamos te mostrar as principais funcionalidades desse sistema, para que você não tenha mais dúvidas sobre como ele funciona e a sua importância!

Para que serve um sistema de CRM?

Afinal, o que é CRM?

A sigla refere-se a Customer Relationship Management (em português: Gestão de Relacionamento com o Cliente). Esse sistema de vendas serve para registrar e organizar os contatos que possíveis clientes têm com o time comercial das empresas.

Dessa forma, o sistema de CRM guarda um histórico completo desse lead e contribui para abordagens mais assertivas.

Essa ferramenta de gestão do relacionamento com clientes permite acompanhar desde o primeiro contato até o fechamento da venda, facilitando o mapeamento de quais estratégias funcionam ou não.

Quais os principais benefícios de um CRM

Existem diversos benefícios que esse sistema pode oferecer, entre eles:

Centralização de informações

O sistema CRM oferece uma perspectiva macro do alcance das vendas. Dessa forma, a centralização de informações facilita para que todos os colaboradores (principalmente a equipe comercial), tenham acesso aos dados a qualquer momento.

Essa praticidade ajuda na tomada de decisões mais efetivas e rápidas, possibilitando a coordenação de equipes de marketing e, ao mesmo tempo, as ações do time de vendas, pois é possível saber como estão os esforços de cada área, identificando gargalos e encontrando soluções.

Indicadores de desempenho

A sua empresa consegue acompanhar de forma fácil e centralizada como está a situação? O CRM é essencial para fazer análises detalhadas de indicadores de desempenho, de forma realista e precisa. Essas informações são específicas e podem, por exemplo, quantificar os leads que cada vendedor conseguiu converter em clientes.

Os recursos desse software permitem que o time saiba qual o melhor canal de atendimento para cada cliente, o histórico e relatórios.

Mais vendas e melhor ticket médio

O aumento da produtividade e melhores estratégias de venda também estão entre os benefícios. Consequentemente, isso vai gerar mais resultados para o seu negócio, aumentando também o seu ticket médio.

Além disso, a ferramenta é útil para a constância de resultados, não só na primeira venda. Ou seja, pode ajudar na fidelização dos clientes. Aliado às estratégias de Inbound Marketing gera resultados mais frequentes, atraindo mais clientes.

Dados e comportamento do consumidor

O marketing digital lida com uma infinidade de dados, por isso é tão importante ter um sistema que torne a compreensão deles mais fácil e útil. Com ele, é possível ter uma espécie de banco de dados com informações que decifram o comportamento digital do consumidor.

Conforme o armazenamento de dados cresce, a empresa se torna mais confortável, no quesito de tomada de decisões, pois consegue prever como os clientes podem agir. O sistema CRM é, portanto, essencial para definir melhores estratégias de marketing, de vendas, atendimento, etc.

Como aproveitar o máximo do seu sistema CRM para vendas

Você já deve ter percebido a diferença que faz ter um sistema de CRM na sua empresa, não é? Portanto, certifique-se de que está usando o melhor software que atenda às demandas do seu negócio. Como CRM RD Station, por exemplo, que une o sistema de vendas a estratégias de Inbound Marketing.

Utilize as ferramentas integradas com e-mail, calendário e softwares de automação de marketing, pois tudo isso otimiza o tempo do vendedor da sua equipe, para que ele tenha todas as informações disponíveis e tenha mais resultados – que são mais vendas constantes e rápidas.

Outra funcionalidade importante do sistema CRM é que a sua empresa pode criar um passo a passo efetivo de como fechar mais vendas, montando esse processo a partir de dados da ferramenta. Assim, a venda acaba sendo mais personalizada para cada cliente, pois os vendedores encontram as melhores oportunidades na hora certa.

Até quando os resultados são negativos o software te ajuda, pois identificar os motivos que levaram um lead a não converter é essencial para saber como corrigir o erro e depois vender mais. Veja algumas das informações que o sistema pode oferecer que vão ajudar a repensar a oferta e o método de venda:

  • os pontos fracos do seu produto ou serviço;
  • erros no script de vendas da equipe;
  • características em que a concorrência está melhor;
  • entre outras.

Nos sistemas de CRM, as empresas podem definir ações segmentadas especificamente para esses leads que foram perdidos. Para isso, analise profundamente com a equipe quais foram as falhas e acertos, para desenvolver estratégias que tragam mais resultados.

Fonte: Agência Mestre

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