Desenvolver Soft Skills é fundamental para qualquer profissional. Conheça as principais que você deve focar e como fazer na prática.
Soft Skills são habilidades comportamentais ou interpessoais, fundamentais para que qualquer profissional tenha destaque na carreira. São aprendizados mais subjetivos, por isso são difíceis de mensurar. Possuem características diferentes das habilidades técnicas, que podem ser quantificadas. Exemplos de Soft Skills: liderança, empatia, comunicação e inteligência emocional.
Comunicação, trabalho em equipe, liderança. Todas essas são habilidades importantes para qualquer profissional, mas além disso, elas possuem características semelhantes: elas não são técnicas – diferente de operar uma máquina ou programar um sistema – e também são difíceis de mensurar. É a partir desse contexto que elas categorizadas como Soft Skills.
O termo é usado para representar essas habilidades menos especializadas, que não fazem parte de uma carreira específica. Elas são mais alinhadas com um conhecimento geral e com a personalidade de uma pessoa.
Quando iniciamos esse entendimento sobre o que são as Soft Skills, começamos a despertar uma série de dúvidas:
Neste post você vai entender o que uma Soft Skill representa e descobrir a resposta para essas e outras dúvidas sobre o tema. Vamos lá!
O que é uma Soft Skill?
Em qualquer área ou profissão, todos nós precisamos ter conhecimento e habilidades específicas para a função, principalmente para desempenhar o trabalho de acordo com o que é esperado de cada vaga.
Porém, para se destacar e ter alto desempenho, precisamos de algumas qualidades adicionais, como a capacidade de se comunicar com clareza, de trabalhar bem com os outros e de gerenciar bem o tempo. Essas habilidades são mais conhecidas como Soft Skills.
Como as Soft Skills têm menos a ver com suas qualificações, sendo mais relacionadas à sua personalidade, é importante considerar quais são suas habilidades pessoais e como você pode mostrá-las, seja no ambiente de trabalho ou no seu currículo. Isso é essencial antes de se candidatar a uma oportunidade de emprego, por exemplo.
As habilidades interpessoais estão sempre relacionadas com as suas atitudes. Por isso, você pode pensar nelas como habilidades que não estão vinculadas a um trabalho específico.
Essas são características gerais que ajudam um profissional a prosperar no local de trabalho, independentemente de seu nível, função ou setor.
Por que as Soft Skills são tão importantes?
Quando comparamos o mercado de trabalho atual com algumas décadas atrás, fica claro que aconteceram uma série de mudanças.
Na maioria dos segmentos, principalmente aqueles mais competitivos, os critérios de recrutamento não se limitam mais à capacidade técnica ou ao conhecimento especializado em apenas uma única área. Para as organizações, as Soft Skills são a diferença entre candidatos que parecem adequados para uma posição e os candidatos ideais.
Cada função de trabalho requer alguma interação com os outros profissionais, sejam eles colegas ou clientes. É por isso que as Soft Skills são importantes para a maioria das posições. Por exemplo:
Um vendedor, que pode ter um vasto conhecimento do mercado, terá dificuldade para fechar um negócio e reter seus clientes se não tiver as habilidades de relacionamento interpessoal e negociação, que são fundamentais para alcançar suas metas;
Um profissional de atendimento ao cliente, que seja reconhecido por todos como um dos mais organizados da empresa, só terá bom desempenho se também for capaz de interagir com empatia no contato com cada cliente.
Um ambiente de trabalho produtivo e saudável, mesmo que seja construído de forma remota, com o modelo de trabalho Home Office, depende dessas habilidades sociais. Afinal, este é um espaço interpessoal, onde as relações devem ser construídas e mantidas.
Além disso, as Soft Skills são importantes para que cada empresa avalie a adequação de candidatos com a sua cultura interna. Se, por exemplo, sua organização valoriza pessoas que possam tomar a iniciativa no dia a dia de trabalho, é importante procurar candidatos que sejam decididos e tenham aptidão para solucionar problemas. O mesmo vale para que o profissional avalie a empresa que pretende se candidatar.
5 Soft Skills que você deve desenvolver
Após compreender o que de fato é uma Soft Skill e sua importância, tanto para empresas como para os profissionais, agora é o momento de conhecer alguns exemplos.
Abaixo vamos listar 5 habilidades que você deve focar em desenvolver. Por serem mais abrangentes, essas certamente são Soft Skills fundamentais para você. Confira quais são:
1. Comunicação
A comunicação é uma das habilidades mais importantes para desenvolver. Essa capacidade pode ser determinante para ajustar seu tom e estilo de acordo com cada situação. Compreender e agir de forma eficiente, de acordo com o ambiente, também ajuda a tratar de questões complexas entre um grupo de colegas ou até mesmo para clientes.
No entanto, lembre-se que uma das habilidades envolvidas na comunicação é a atenção para ouvir. Esteja você lidando com uma reclamação de um cliente ou trabalhando com seu time, a capacidade de escuta ajudar a se posicionar corretamente no momento de fala.
Agora é importante lembrar que a comunicação não verbal é tão importante como a comunicação verbal. Tanto uma como outra são fundamentais para promover relacionamentos que sejam colaborativos e respeitosos. Isso também vale para a comunicação por escrito.
Já que a maior parte da comunicação empresarial agora é feita por Email Marketing ou através de ferramentas online, é importante desenvolver uma comunicação eficaz através desses canais. Passar informações de forma clara e concisa deve ser o foco de qualquer um nesses canais.
2. Liderança
Liderança é uma habilidade que você pode mostrar, mesmo que não esteja gerenciando outras pessoas diretamente.
Aquelas pessoas com fortes habilidades de liderança terão a capacidade de inspirar outros e direcionar equipes para o sucesso. É por isso que essa é uma Soft Skill bastante procurada, até mesmo para cargos que não exijam uma posição de líder.
Pessoas com boas habilidades de liderança terão um papel decisivo no ambiente de trabalho, colocando em prática ações como:
Mesmo se você estiver se candidatando a uma função de nível básico, não tenha medo de demonstrar seu potencial de liderança. Isso pode ser feito, por exemplo, mostrando como você influenciou positivamente outras pessoas para executar um projeto de sucesso.
3. Trabalho em equipe
Assim como a liderança, o bom trabalho em equipe envolve uma combinação de outras habilidades. Juntas elas formam essa importante Soft Skill.
Trabalhar em equipe, com um objetivo comum para ser alcançado, requer uma boa capacidade de análise, interpretação e também comunicação para saber quando e como se posicionar em cada decisão.
Bons profissionais que conseguem atuar bem em grupo são capazes de direcionar bem as atividades que devem ser concluídas e estão sempre receptivos para ouvir as necessidades e responsabilidades dos outros.
4. Negociação e resolução de conflitos
A capacidade de negociação é uma das habilidades que as empresas procuram para encontrar líderes em potencial. Ser um negociador hábil é saber ser persuasivo e exercer influência, ao mesmo tempo em que busca uma solução que beneficie todas as partes.
Da mesma forma, a resolução de conflitos depende de fortes relações interpessoais e da capacidade de estabelecer um relacionamento com colegas e clientes.
5. Criatividade
Sair do padrão e inovar. Esses são fatores de sucesso em várias ações que realizamos, já que seguir o padrão não vai diferenciar um profissional, uma empresa ou um produto.
A criatividade representa essa capacidade de inovação, por isso está presente entre as principais Soft Skills. Ter criatividade é o famoso “pensar fora da caixa”, apresentar formas diferentes de resolver um problema.
Conseguir sair do padrão nunca é simples e medir a criatividade também não é tarefa fácil, mas trabalhar esse lado em cada desafio ou ação que executar faz toda a diferença para evoluir com essa Soft Skill.
Soft skills e Hard skills: qual a diferença entre elas?
Quando buscamos entender o que são Soft Skills, também é comum encontrar comparativos delas com as Hard Skills. E você, já sabe a diferença entre esses dois termos? Será que representam a mesma coisa?
Para tirar de vez essa dúvida, vamos falar agora sobre o que são as Hard Skills e o que realmente diferencia um termo do outro.
O que são Hard Skills?
As Hard Skills, apesar de na tradução parecer que são habilidades difíceis, são na verdade habilidades técnicas, que podem ser ensinadas e aprendidas por uma pessoa. Elas são quantificáveis e muitas vezes são aprendidas em ambientes de sala de aula, por meio de cursos, certificações ou em experiência de trabalho.
Elas se caracterizam por serem específicas para cada tipo de trabalho. Muitas vezes, são a base que formam os requisitos de um cargo. Isso significa que essas habilidades existem em qualquer campo de trabalho.
Para a área de desenvolvimento e tecnologia, o melhor exemplo é a capacidade de codificação em diferentes linguagens de programação. Já na área de Marketing, o conhecimento em RD Station Marketing, ferramenta de Automação de Marketing líder na América Latina, é bastante pedido pelas organizações na busca por profissionais.
Os recrutadores procuram essas Hard Skills nos currículos para avaliar se cada candidato pode desempenhar as funções necessárias no trabalho. Em sistemas de rastreamento de candidatos, as Hard Skills são usadas para classificar e filtrar os perfis para uma determinada vaga.
Podemos dizer que elas podem ser usadas como as palavras-chave de um currículo, já que são essas palavras que os recrutadores e a área de recursos humanos usam para pesquisar candidatos. Para que um currículo seja bem avaliado, você deve incluir as habilidades específicas, de maneira clara, junto das suas experiências profissionais.
Combinando Soft Skills e Hard Skills para o desenvolvimento profissional
Na prática, o desenvolvimento pessoal passa tanto pelas Soft Skills como pelas Hard Skills. No mercado atual, não adianta ter todo o conhecimento técnico dentro de uma área de atuação sem desenvolver as habilidades mais pessoais e de relacionamento, como a boa comunicação. O inverso disso também é verdade, ou seja, é preciso buscar um complemento entre as habilidades.
Que tal entender como isso é aplicado na prática? Vamos usar o exemplo de um profissional que busca desenvolvimento na área de Marketing Digital, para um cargo de Analista.
A área de Marketing sempre foi multidisciplinar, mas com o passar do tempo e a chegada das estratégias digitais, combinar Soft Skills e Hard Skills se tornou uma regra para qualquer profissional que deseja ingressar no mercado.
Então nada melhor do que conhecer as principais que você deve focar para construir seu perfil profissional na área.
Soft Skills para Analistas de Marketing:
Trabalho em equipe: para conseguir colocar suas campanhas no ar, é necessário contar com um time de pessoas que divide as responsabilidades. Mesmo em equipes menores, ou em “equipes”, é necessário tomar decisões em conjunto até mesmo com o time de vendas, que fará o contato direto com os possíveis clientes. Algumas empresas contam com agências de Marketing para fazer parte do trabalho;
Comunicação: a essência do Marketing é a comunicação. Mesmo que não realize um trabalho de produção que será divulgado ou publicado, o Analista precisa executar ações relacionadas a comunicação da empresa com suas personas ou com os colaboradores;
Liderança: mesmo que o profissional não esteja em um cargo de gestão, desenvolver a Soft Skill de liderança é essencial para as atividades da rotina. As responsabilidades exigem que sejam feitos alinhamentos entre áreas e tomadas de decisão em qualquer tipo de entrega.
Fonte: Blog da RD