Há séculos, usamos a comunicação para criar histórias.
Storytelling é um termo em inglês. “Story” significa história e “telling”, contar. Mais que uma mera narrativa, Storytelling é a arte de contar histórias com técnicas inspiradas em roteiristas e escritores para transmitir uma mensagem de forma inesquecível.
Todavia, contar uma boa história significa gerar identificação com o seu público-alvo e construir bons relacionamentos. A estratégia é usada, principalmente, pelo marketing de conteúdo. Além disso, processo se destaca pela capacidade de estreitar relação entre uma marca e seu consumidor final.
É um ótimo aliado para compartilhar ideias, conhecimentos e demais interesses pela narrativa.
Contar histórias é uma arte extremamente relevante
A proposta de elaborar narrativas interessantes é cativar e converter uma audiência. Por vezes, grandes empresas usam o artifício do humor e apelo emocional, o que quase sempre funciona. É preciso vender uma ideia de antemão, um sentimento, para, em seguida, garantir a venda do produto ou serviço.
Entretanto, é preciso cautela, quando se trata de histórias, como forma de atração. Entenda seu cliente, estudando seus interesses e afeições. Um enredo interessante é a soma de diversos fatores muito bem alinhados.
A ação inclui vocabulário adequado, enredo inteligente e provocativo. Além de personagens representando anseios, dores, a realidade daqueles que receberão a mensagem em questão e suporte visual como imagens, ilustrações, vídeos e similares – compondo uma colcha de retalhos capaz de emocionar, entreter e persuadir a sua persona.
Porque essa estratégia é importante
Um case de sucesso para análise e estudo é a Coca-Cola por criar uma atmosfera motivacional. A empresa vende felicidade e o desejo de revolução pessoal leva o seu produto, até mesmo, para pessoas que admitem os malefícios do refrigerante à saúde.
O fenômeno Coca-Cola gera diariamente milhões de compartilhamentos e de citações sobre as peças criadas para os mais diversos meios digitais. Um processo que evangeliza o consumidor final e propaga a marca mundialmente. Quem nunca se emocionou ao assistir aos comerciais natalinos da Coca-Cola?!
Os anúncios são exemplos de storytelling em sua mais pura essência! Ao contar uma história, você desperta gatilhos mentais no público. Logo, o processo é totalmente emocional, influenciando na decisão das pessoas.
Podemos dizer que o storytelling é um processo persuasivo, estimulando as pessoas a fazerem negócio com você e também passarem a ter a sua marca como referência.
Fonte: Zoom Comunicação
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