Depois da era industrial, neste início de século, entramos em outra era na História, a era da informação ou também era digital
As tecnologias digitais são o maior fenômeno dos tempos modernos. Depois da era industrial, neste início de século, entramos em outra era na História, a era da informação ou também era digital. É o período em que o mundo passou a “habitar” no ciberespaço, onde todos os processos de se adquirir informação passou a acontecer por intermédio da internet. Essa mudança revolucionou completamente a interação do indivíduo com o emprego, certas carreiras tiveram que se ajustar e outras surgiram para atender às necessidades desse novo modo de vida, as chamadas profissões digitais. Dentro desse cenário, os sites de apostas surgiram como um exemplo evidente de como a era digital pode gerar novas oportunidades de negócio e ajudar a criar novas profissões, explorando segmentos específicos como o mercado brasileiro.
O que são profissões digitais?
As profissões digitais são ocupações que surgiram ou se transformaram devido a um mercado em crescente expansão tecnológica e com a popularização da internet. Com essas mudanças, diferentes carreiras e perfis profissionais passaram a ganhar mais espaço em áreas que necessitam de habilidades que essas novas tecnologias têm a oferecer.
Essas transformações nas metodologias de trabalho sempre aconteceram, porém a pandemia da Covid-19, fez com que esse processo fosse acelerado e expandido ao mesmo tempo. Com isso, cada vez mais à procura por ocupações que encaixem no perfil remoto, seja por parte das empresas como também e talvez mais principalmente pelos profissionais pela melhora na qualidade de vida.
Veja a seguir algumas dessas novas profissões que estão dominando o mercado nos dias de hoje.
Talvez a carreira mais associada a essas novas tecnologias seja a do marketing digital. Por ser uma área muito ampla, mais generalista, como se fossemos comparar as especializações de engenharia e medicina, que são muitas. Nesta área, tem especializações como SEO, Google Ads, Mídias Sociais, Marketing de conteúdo, email marketing e muitas outras.
As redes sociais são conhecidas como um dos maiores passatempos da modernidade, mas elas podem ser muito mais do que isso. Com o crescimento da internet, novas carreiras orientadas a ela têm surgido, como a de digital influencer ou criadores de conteúdo.
Essas pessoas vão de micro-influenciadores até celebridades, elas produzem conteúdo para públicos dos mais diversos nichos por meio das redes sociais. Um dos conteúdos mais consumidos recentemente e consequentemente lucrativos são os produzidos por promotores de sites de apostas, principalmente ligados à área esportiva.
O universo das apostas esportivas online tem uma gama de possibilidades, outra área bastante explorada são os sports tipsters, trata-se de profissionais que oferecem dicas para os apostadores, desde sugerir os melhores times, jogadores e palpites de apostas ao vivo.
Os Tipsters atuam em conjunto com as casas de apostas ganhando comissões como afiliados ao conseguirem converter apostadores para os sites através de seus links. Uma das estratégias utilizadas para conversão é a oferta de bônus e valores acessíveis de depósitos de 5 reais, por exemplo. Isso facilita a captação de novos apostadores, e beneficia o afiliado, o apostador e o site de apostas.
Permanecendo na área das redes sociais, essa ferramenta se tornou um grande canal por onde as marcas e empresas divulgam seus serviços e produtos através de um perfil. Para isso foi criada a função de social media, que tem a responsabilidade de criar e aplicar estratégias de comunicação por meio de mídias sociais, procurando engajar clientes em potencial e construindo uma persona para a marca através do conteúdo compartilhado nessas ferramentas. Além de analisar métricas dos resultados e gerenciar orçamentos de posts por página.
Outra profissão que também nasceu na era digital foi o de redator de conteúdo online. Ele faz parte da área de marketing de conteúdo, esse profissional se utiliza do próprio site de uma marca ou rede social para informar e engajar seus clientes e clientes em potencial, ao criar uma percepção positiva da marca. O redator produz textos para blogs, post para redes sociais e newsletter sobre assuntos relacionados à marca.
Muitas vezes, o redator de conteúdo também exerce a função de SEO, que é uma sigla que significa Search Engine Optimization, ou seja, otimização de ferramentas de busca. Esse profissional é responsável por otimizar o conteúdo de páginas e sites para que melhorem o seu posicionamento nas ferramentas de busca mais utilizadas, como Google, Bing e Yahoo. Além de analisar o comportamento do cliente ao buscar por um determinado assunto, entendendo quais palavras são chave nessa busca e devem estar presentes nas páginas que ele pretende otimizar.
Como a internet é formada por um gigantesco banco de dados, tornou-se necessário um profissional que consiga compreendê-los, coletá-los, organizá-los e decifrá-los, porque, esses dados se tornaram o recurso mais valioso para as empresas para saber como nós, humanos, usamos a internet. Esses profissionais são chamados de cientistas de dados.
Essa transferência de dados precisa de segurança para que essas informações, muitas delas sigilosas, trafeguem na internet. Por isso, dentro da área da tecnologia da informação, TI, existe uma profissão que se responsabiliza por proteger os dados armazenados em redes e softwares contra acessos não autorizados, são os seguranças da informação. Eles também atuam como analistas que examinam os riscos e elaboram políticas de segurança de sites, por exemplo.
Essas só são algumas das profissões que surgiram ou estão se adaptando às demandas deste novo mercado de trabalho cada vez mais tecnológico e integrado. Claro, muitas outras estão por vir principalmente com a chegada das Inteligências Artificiais, por exemplo. Cabe a nós aprender a nos adaptar a esse novo tempo para não ficarmos para trás.
Fonte: Giz Modo