Ao longo do ano de 2021, as previsões apontadas pela Hootsuite sobre a comunicação digital acabaram se concretizando.
Tendências 2022 já estão nos itens mais buscados do último mês na web e redes sociais. Todos os anos, por volta de outubro, os analistas e especialistas no cenário digital iniciam a apresentação dos relatórios de tendências. Afinal, quais são as tendências de comunicação para 2022? Independentemente de quais, é preciso ter estratégia.
É exatamente sobre isso que vamos conversar no nosso artigo especial de hoje.
Ao longo do ano de 2021, as previsões apontadas pela Hootsuite sobre a comunicação digital acabaram se concretizando. O relatório, que apontava a necessidade de mais investimento em mídias próprias e comunidades, deu um tiro certo diante das crises, panes e quedas de redes sociais, como as horas em que WhatsApp, Facebook e Instagram ficaram fora do ar.
Tendências 2022
Nesse cenário, além da necessidade vital de as marcas pararem de focar totalmente sua estratégia digital em ‘casas alugadas‘, como apontada Ariane Feijó, é preciso iniciar um trabalho agora, para que se colha não apenas resultados numéricos, mas um fortalecimento da reputação em curto e médio prazo.
Fortalecendo as chamadas mídias próprias e diversificando seu mix de canais e tendo um site robusto, associado a um trabalho estratégico de Search Enginee Optimization (SEO), a marca permanece ativa e relevante para quem procura os termos certos, mesmo em cenários de crise nas plataformas alugadas e as constantes mudanças de algoritmo, que nos deixam sempre na mão.
Tendências em redes sociais e marketing digital
Nesse sentido, tendo conteúdos segmentados e uma presença digital ativa, sua marca conseguirá atrair leads mais qualificados, pois sabe dialogar com as personas certas e utilizar os termos perfeitos, estando bem posicionada nos buscadores.
Ademais, o trabalho de comunicação digital, além do SEO, precisa ser cada vez mais voltado para dados, ou seja, tornar-se data driven: é impossível obter resultados sem entender a performance que seu conteúdo tem, os principais canais e fontes de tráfego. Pode ser que seu site seja um canal excelente de conversão e você esteja perdendo tempo e energia em outros, já pensou nisso?
Consumo de informação em 2022
Após o boom das redes, lives, a ‘sociedade do cansaço’ busca um consumo mais equilibrado de informação e muitas marcas tem optado por uma estratégia de conteúdo slow content e que gere valor pela qualidade, não pela quantidade.
Mais conexão, menos exposição, densidade e qualidade, ao invés de um plano editorial desajustado e voltado para métricas de vaidade.
10 pontos essenciais para ficar de olho
Para nossa consultora e especialista em mídias digitais e planejamento de comunicação, Isabela Pimentel, será impossível praticar uma comunicação estratégica e integrada, sem considerar:
1.Diversidade e inclusão em campanhas, ações e projetos digitais;
2.Acessibilidade na oferta dos conteúdos e na construção dos canais;
3.Experiência do usuário e consumidor integrados (On e offline em sinergia);
4.Adoção de uma postura omnichannel, em que os canais orquestrados complementem a jornada do usuário;
5.Uso da inteligência artificial para aprimorar o relacionamento com cliente;
6.Business Intelligence (B.I.);
7.Eventos híbridos, mesmo após a redução dos impactos da pandemia da Covid-19;
8.Marketing de influência, tendo os influencers como cocriadores e não meros ‘garotos propaganda’;
9.Investimento em branding e ESG (marcas tradicionais precisam se reposicionar diante de causas urgentes da sociedade atual e gerações futuras);
10. Reestruturação da cultura organizacional e dos modelos organizacionais muito hierarquizados, em prol de uma mentalidade ágil e mais fluída.
Sendo assim, como sua marca anda se preparando para 2022? É mais do que hora de começar a pensar em um plano de comunicação.
Fonte: Administradores