Os profissionais de marketing estão, cada vez mais, tentando oferecer experiências excepcionais aos seus consumidores.
Durante os últimos anos, devido aos eventos que interromperam a rotina como a conhecemos, esses profissionais vêm buscando maneiras para se adequar à nova jornada do consumidor, procurando personalizar e oferecer uma experiência única, mesmo online.
A Oracle, em parceria com a Ascend2, levantou um estudo com 853 profissionais de marketing de diferentes países, com o objetivo de identificar as tecnologias e estratégias que estão ajudando esses profissionais no dia a dia.
Os desafios que chegam em 2022
De acordo com os entrevistados, o maior desafio que estão enfrentando é maximizar o desempenho em todos os canais de comunicação/venda. 38% dos profissionais dizem que, no meio digital, os consumidores estão em todos os lugares, seja consumindo conteúdos ou interagindo com a marca de maneira mais ativa.
Os profissionais estão buscando formas de acompanhar os consumidores, saber como agradá-los no comportamento online, para permanecer relevantes e consistentes de acordo com os gostos e expectativas do público. Por isso, a busca das marcas é por ferramentas e tecnologias que possam aproximar marca e consumidor.
Estratégias e Ferramentas para sucesso do cliente
A personalização é a principal tendência para esse ano, de acordo com dados do relatório, 43% das empresas pretendem investir em ofertas e conteúdos personalizados com foco na retenção de clientes.
Para isso, os profissionais pretendem investir seus recursos com a produção de conteúdo em formatos de vídeo e eventos virtuais, uma estratégia que visa facilitar o consumo e aumentar o retorno, visto que o vídeo é considerado o melhor tipo de mídia para atingir metas.
Tecnologias que ajudarão
Os entrevistados listaram que as tecnologias que estão utilizando para atingir seus objetivos são:
ferramenta de dados do cliente (CDP), que permite antecipar as necessidades do cliente para personalizar a mensagem;
sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS), para gerenciar e criar conteúdos mais inovadores e personalizados;
programa de fidelidade do cliente, para incentivar e recompensar os clientes que continuam engajados com sua marca.
Além disso, 59% dos profissionais que disseram “não viver sem IA” têm estratégias de marketing mais bem-sucedidas, frente aos que não utilizam IA. No entanto, 30% deles temem perder a capacidade total dessa tecnologia com o passar dos anos.
Apesar disso, 42% dizem confiar na IA para personalizar ofertas e conteúdos, além de utilizá-las para tarefas manuais e repetitivas, como criação de fluxos de comunicação e testes A/B de assuntos e copies.
94% dos entrevistados acreditam que seus resultados de 2021 foram um sucesso e, cerca de 37%, estão confiantes de que 2022 será igualmente vantajoso.
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Mais sobre Marketing Digital
a última versão do relatório The CMO Survey, revelou como especialistas em marketing digital estão buscando alcançar resultados cada vez mais expressivos em 2022;
o mesmo relatório também mostra quais as expectativas quanto ao investimento em estratégias de marketing digital e publicidade tradicional para esse ano;
o relatório “The Great Reshuffle” (A grande remodelação), desenvolvido pelo LinkedIn, teve como pauta o “Poder de uma marca unificada” e mostra como as estratégias de branding podem mudar para atingir melhores resultados.
Fonte: Agência Mestre