Veja quais são os tipos de inovação existentes, as etapas a serem seguidas e exemplo. Saiba como colocar a inovação em prática na sua empresa!
Existem diversos tipos de inovação que podem ser aplicadas no dia a dia do negócio para potencializar os resultados, cada um com seu objetivo: inovação radical, incremental e disruptiva são alguns deles.
Toda empresa deseja inovar, se destacar no mercado e oferecer o melhor para o seu público, colaboradores e parceiros. Mas, para além dos sonhos e ambições de cada marca, como promover essas transformações desejadas e mais: o que realmente é inovador, quais os tipos de inovação e como implementar isso em um negócio?
É exatamente sobre isso que vamos abordar neste artigo. Continue a leitura e confira!
O que é a inovação?
Inovação é tudo o que propõe uma alternativa ao que é feito de determinada maneira, que traz benefícios econômicos, comportamentais, resoluções de problemas ou proporciona praticidades para o dia a dia das pessoas.
Pode estar relacionada a um produto, serviço, processo, mercado, meios de produção, tecnologia ou o que mais trouxer uma transformação que se torne constante e indispensável.
Para que a inovação seja possível, as pessoas e as empresas utilizam da tecnologia e suas inúmeras possibilidades. A tecnologia é a base que suporta e viabiliza todos os tipos de inovação, já que, sem boas ferramentas a inovação pode perder seu timing e, também, o seu potencial de escalar o ganho para o negócio.
Lembre-se que inovar é ir além e superar as expectativas dos stakeholders e do mercado. Para isso, é preciso velocidade, qualidade e precisão.
Quais são os principais tipos de inovação?
Essencialmente, existem três tipos de inovação: radical, incremental e disruptiva. Eles podem variar conforme o nicho, mercado, essência da marca, serviços e produtos oferecidos.
Se sua empresa deseja inovar, é importante conhecer essas variações. Confira o que caracteriza cada uma delas:
1. Inovação radical
Como o próprio nome já sugere, a inovação radical é algo que realmente muda o cenário de uma marca, seja do mercado ou da dinâmica empresarial.
Pode ocorrer por uma mudança completa no posicionamento da empresa, pela forma de trabalho, processos, serviços e produtos oferecidos ou pela maneira que escolhe se relacionar com o cliente.
Um exemplo de inovação radical é o iPhone da Apple. Quando ele surgiu, já existiam os smartphones, mas a Apple incluiu características que mudaram e popularizaram o mercado.
2. Inovação incremental
Dentre os tipos de inovação está também a incremental. Ela adiciona novidades, seja no produto, na marca, nos métodos de produção, sem promover uma mudança muito brusca.
Geralmente, é uma evolução de uma inovação já realizada pela marca, de modo que vá complementar e oferecer melhorias, seja para os colaboradores, clientes ou atributos do negócio.
Como exemplo de inovação incremental temos o Gmail, que surgiu com a finalidade de entregar e-mails rapidamente e, com o passar do tempo, foram acrescentadas várias funcionalidades a ele para melhorar a experiência do usuário e torná-lo mais útil e competitivo.
3. Inovação disruptiva
As mudanças tecnológicas e de comportamento favoreceram para que, nas últimas décadas, surgisse a inovação disruptiva.
Esse tipo de inovação acompanha mais o mercado do que uma marca, produto ou serviço em específico. Pode ser alavancado por algo que uma empresa ofereceu e como consequência ganhou espaço, mas, de maneira geral, é um movimento escalável, que atinge muitas pessoas ao mesmo tempo.
Um exemplo de uma inovação disruptiva foi a Netflix, já que antes o mercado baseava-se sempre em empresas como a Blockbuster para ver filmes e séries. A Netflix começou oferecendo correspondências em DVD, mas depois resolveu inovar e passou a oferecer o serviço de vídeo por streaming através de uma assinatura mensal e, com isso, expulsou a Blockbuster do mercado. Além da inovação, isso também garantiu à Netflix uma receita mensal previsível.
4. Inovação de produto
Muito simples de ser percebida, a inovação de produto traz algo realmente novo para o mercado. A televisão, por exemplo, foi algo inovador para a época de lançamento, trazendo imagem, som e entretenimento para dentro da casa das pessoas.
Foi uma inovação radical, que com a adesão do público se tornou disruptiva e com o passar do tempo contou com a inovação incremental. O mundo inteiro acompanhou a chegada da TV a cores, da TV a cabo, tela plana e, hoje, a Smart TV.
5. Inovação de serviço
Um exemplo muito próximo de inovação de serviço é o delivery de comidas. Por muito tempo o consumidor só comeria algo de um estabelecimento se fosse até ele ou alguém pegasse o produto e levasse para casa.
Foi aí que o mercado inovou e ofereceu o delivery, de forma que com uma ligação o cliente pudesse solicitar o que deseja. Com o passar do tempo, esses pedidos passaram a ser feitos por sites e hoje são realizados por aplicativos, na palma da mão.
6. Inovação nos processos de produção
Nesse ponto, algo interessante de se destacar é a conscientização com o meio ambiente. Muitas marcas de cosméticos, por exemplo, inovam em processos cruelty free, sem testes em animais.
A Natura recentemente lançou também uma linha completa de produtos feitos a partir de materiais reciclados e biodegradáveis.
7. Inovação no modelo de negócio
A inovação em modelos e negócio é muito comum em startups. Um exemplo bem simples é o que acontece com marketplaces. Lojas virtuais como Magazine Luiza, Americanas ou Amazon fazem intermédio entre compradores e vendedores.
Outro exemplo são os bancos virtuais. Hoje existem inúmeras instituições financeiras sem um ponto físico de atendimento ao cliente, onde todas as transações acontecem online.
8. Inovação tecnológica
A inovação tecnológica é a mais evidente de todas. Com o avanço da tecnologia abrem-se muitas oportunidades. Se formos pensar em mais de um século atrás, a Revolução Industrial exemplifica bem, uma vez que mudou todo o modo de produção nas indústrias, a forma de trabalho e até a vida dos trabalhadores.
Mas, em termos mais atuais, temos como exemplo principal a internet e os smartphones em geral, que revolucionaram não só os produtos e serviços a serem oferecidos, mas o comportamento da sociedade.
A inovação tecnológica, como vemos com as tecnologias da indústria 4.0, vem para tornar possível passos muitas vezes inalcançáveis apenas com a força humana.
9. Inovação logística
Por muito tempo, um envio de uma carta pelos correios demorava até um mês para chegar. Se fossem produtos internacionais então, o tempo médio era de três meses. Para mudar esse cenário, as empresas e distribuidoras inovaram na logística, criando pontos de armazenamento e centros de distribuição estratégicos. Hoje, há entrega de produtos contratadas via aplicativos e até delivery via drones!
10. Inovação em marketing
A forma de captar clientes evoluiu e cada vez vemos mais inovações em marketing. Às vezes o inovador pode ser uma forma de fazer a publicidade. Com o surgimento de redes sociais, por exemplo, muitas marcas inovaram em anunciar nas plataformas, em vez de jornais e televisão.
Já os influenciadores inovaram com a #PubliSemPreguiça, propondo novas linguagens, recursos e modos de apresentar o mesmo serviço.
11. Inovação organizacional
A inovação organizacional traz vários outros tipos de inovações envolvidas. Estão ligadas a mudanças estruturais e práticas que melhoram a produtividade, serviços, produtos e processos.
O home office é um exemplo de inovação organizacional, assim como os softwares de gestão, o chatbot como atendimento ao cliente ou o Trainee em que o funcionário conhece todos os setores da empresa antes de trabalhar efetivamente em um deles. Na área de compliance e governança corporativa, por exemplo, soluções digitais também têm se destacado, como plataformas que automatizam treinamentos, gestão de políticas e canais de denúncia.
Quais são as vantagens da inovação?
Quando um setor, segmento ou marca decide inovar, contribui para o desenvolvimento de toda a sociedade.
Mas, pensando em termos práticos de uma organização corporativa, uma empresa que inova, principalmente em seus processos, conquista muitas vantagens como:
Quais são as etapas do processo de inovação?
Inovar pode parecer algo inusitado, que envolve sorte ou genialidade ao extremo. Mas, na verdade, pode ser algo que surge em qualquer empresa, seja grande ou pequena, e em qualquer setor.
As etapas do processo de inovação são simples e para inovar é preciso ter um sistema e repetição. Veja quais são:
Para todas as etapas, é importante tomar como base a tecnologia. Assim, é possível acelerar os processos e registrar as versões anteriores à inovação, monitorar os resultados, comparar as versões, testar e avaliar a performance em geral. Como implementar a inovação na sua empresa?
Você já ouviu falar de “vender uma ideia”? Implementar qualquer inovação está ligado a isso.
É mostrar para os colaboradores, clientes e parceiros o porquê da novidade, como ela funciona e porque é o melhor caminho a ser seguido.
A partir de então, é identificar o que melhor funciona para a empresa, estar aberto também às adaptações que forem necessárias e promover a aceitação ao novo.
Aqui vão algumas dicas de como trazer inovação para o seu negócio de uma maneira eficaz:
Fonte: Blog Sydle