A rotina de um profissional de Marketing consiste em utilizar muitas ferramentas, analisar métricas e estudar tendências. Estar de olho nos principais indicadores é essencial para quem quer se manter na liderança, afinal, quando os profissionais mais utilizam é porque eles estão dando resultados. De acordo com o Marketing Landscape, elaborado pelo Mundo do Marketing, para mensurar, as cinco principais métricas são: Valor total de vendas; Quantidade de vendas; Leads qualificados; Leads e Ticket médio.
Uma das grandes questões respondidas pelo Marketing Landscape 2023 é sobre o modelo de gestão de Marketing atual. 22,88% das empresas já utilizam uma gestão de Marketing ágil e 42,8% pretendem implementar. O gerenciamento do time, no entanto, está dividido. 32,2% das companhias utilizam ferramentas gratuitas de gerenciamento de times, enquanto 31,78% faz esse gerenciamento apenas com reuniões e e-mails.
O estudo também levantou a aplicação de Growth e Data Driven com resultados semelhantes ao da gestão ágil. Isso está relacionado com o avanço da tecnologia e com a mudança do comportamento do consumidor e da forma das empresas gerirem também.
Além dos indicadores, o panorama mostra estruturas, cultura, como a verba está distribuída em diversas iniciativas, o que pensam sobre a carreira e um raio x completo da área. Acesse o Marketing Landscape 2023.
Fonte: Mundo do Marketing