A implementação de ações que estimulem a interação, a realização de treinamentos e a construção de guias corporativos estão entre as principais ferramentas que podem ser utilizadas pelo gestores.
A construção de uma cultura corporativa forte, que seja assimilada por todos os colaboradores, é um dos principais pontos listados por especialistas para que as empresas tenham equipes engajadas e alinhadas com a estratégia de negócio das companhias. Contudo, com a consolidação do trabalho híbrido, a solidificação da cultura passou a ser um desafio para os gestores de recursos humanos.
Um estudo recente realizado pela consultoria The Economist Intelligence Unit, a pedido da ADP, com executivos do C-level e de RH em todo o mundo, dentro do contexto de expansão internacional das empresas, mostrou que compreender/gerir as diferenças culturais e suas implicações no RH já era uma das principais preocupações dos gestores, sendo apontado por 46% dos entrevistados como um desafio.
Segundo Mariane Guerra, vice-presidente de Recursos Humanos da ADP na América Latina, o levantamento trouxe um cenário de dificuldades, já previsto pelos gestores, no que diz respeito à consolidação de uma cultura organizacional de forma remota e com os devidos contextos de costumes regionais, nos diferentes locais onde as empresas estavam inseridas.
Assim, complementa Mariane, com a consolidação do trabalho híbrido, a necessidade da construção de uma cultura corporativa forte se apresentará em 2021, também, para companhias de pequeno porte, que não possuem atuação internacional.
A vice-presidente de Recursos Humanos da ADP explica que, apesar de ser uma tarefa desafiadora, é sim possível aos gestores realizarem ações para estimular a disseminação da cultura entre os colaboradores que, em muitos casos, principalmente entre os contratados no último ano, nem chegaram a conhecer fisicamente o local de trabalho.
Abaixo, a executiva lista dicas que podem ajudar no fortalecimento da cultura corporativa, neste novo cenário de trabalho híbrido.
Promoção de eventos – Estabelecer agendas mensais nas quais os colaboradores possam interagir e trocar experiências é uma excelente forma de integrar os funcionários e perpetuar valores importantes para a corporação.
Guia de procedimentos – Principalmente entre colaboradores novos na empresa, é muito comum que surjam dúvidas quanto aos vários processos adotados pela companhia. Por isso, a criação de um ‘guia rápido’ com as principais orientações e dicas sobre o ‘como fazer da empresa’ pode ajudar a consolidar metodologias.
Treinamentos – Investir em programas de capacitação interna é uma forma muito eficiente de transmitir aos colaboradores quais os valores da companhia. Programas que trazem, também, uma explicação de o porquê estes valores são relevantes para a organização costumam ser os mais assimilados e bem aceitos pelos colaboradores.
Interação entre os funcionários – Estimular o trabalho conjunto dos colaboradores, além de ajudar na integração, é uma excelente forma de disseminar a cultura corporativa, principalmente, entre os profissionais que são novos na empresa.
Liderança como agentes da disseminação – É muito comum que os líderes sejam vistos como exemplo pelas suas equipes. Por isso, investir no treinamento dos gestores, também, é uma forma muito eficiente de consolidar a cultura corporativa.
Fonte: Mundo RH