A entrada da Geração Z no mercado de trabalho está trazendo uma onda de mudanças significativas e desafiadoras para as empresas. Esses jovens, nascidos entre 1997 e 2010, estão reescrevendo as regras do ambiente corporativo com suas expectativas e valores. Na Kraft Heinz, entendemos que atrair e reter esses talentos é essencial para nosso crescimento sustentável e relevância no futuro.
A Geração Z, ou “Gen Z” como é popularmente chamada, é a primeira a nascer e crescer imersa em tecnologia – como internet, computadores e videogames. Isso se reflete em sua abordagem inovadora no trabalho. Esses profissionais são criativos e valorizam mais as experiências do que as posses materiais. Buscam um equilíbrio entre vida pessoal e profissional e preferem ambientes de trabalho horizontais e flexíveis, em vez de hierarquias rígidas. A demanda por maior autonomia e a integração da tecnologia estão promovendo uma cultura corporativa mais ágil.
O enfraquecimento das hierarquias, a diminuição da jornada de trabalho e o avanço da horizontalidade nas relações de trabalho vêm se mostrando as principais tendências para os próximos anos, fomentadas justamente pela visão de mundo que esta geração está incorporando (e cobrando) do mercado. Enquanto Liderança de RH, observo diariamente o aumento da busca desses profissionais por autonomia para gerir horário e metas, sem gerar impacto negativo na produtividade e nas entregas. Pelo contrário, tendo a tecnologia como uma aliada, a Geração Z vem ajudando a consolidar no mercado de trabalho uma cultura de colaboração e de redução de burocracias.
Para atrair e reter a Geração Z, entre outras ações, a Kraft Heinz está com vagas abertas para o Programa de Estágio afirmativo para pessoas autodeclaradas pretas e pardas, com oportunidades para diferentes áreas de atuação em seu escritório localizado na cidade de São Paulo e em suas fábricas em Blumenau (Santa Catarina) e Nerópolis (Goiás). A companhia vem buscando jovens universitários com ideias inovadoras, e historicamente tem uma alta taxa de retenção: seguem conosco cerca de 78% dos profissionais promissores contratados por meio de programas de estágio e 90% dos contratados como trainees.
Acreditamos que investir na Geração Z é investir no futuro. Nosso Programa de Estágio não só oferece desenvolvimento profissional através de mentorias e treinamentos, mas também dá aos jovens a chance de liderar projetos impactantes para o negócio. Estamos empenhados em criar um ambiente onde uma nova geração de profissionais possa prosperar, trazer novas ideias e contribuir para o nosso compromisso de ser uma empresa que valoriza a diversidade e a inovação.
O resultado? O fortalecimento da Kraft Heinz no Brasil por meio de suas marcas Heinz, Hemmer, Quero e BR Spices. Aqui, profissionais da Geração Z desempenham papéis cruciais em suas respectivas equipes, incluindo ajudar a traçar os próximos passos da companhia levando em consideração valores como diversidade e inclusão, sustentabilidade e inovação – valores estes que nos guiam em todas as nossas estratégias. Já é comum em nossa cultura que jovens profissionais protagonizem as mudanças que querem ver no mundo.
Considerando que os líderes do futuro são os profissionais da Geração Z que hoje estão chegando no mercado de trabalho, é crucial tê-los como aliados nas transformações como forma também de construir um futuro em sinergia com as mudanças da sociedade. Acima de tudo, no mercado de trabalho a Geração Z procura atuar em empresas que tenham propósitos positivos, fortes e consistentes, pois compreendem o impacto das companhias na sociedade e no mundo.
Fonte: Mundo RH