Um banco de talentos confiável para atender as demandas necessárias também é realidade para empresas que utilizam a tecnologia em processos de recrutamento.
Com um mercado cada vez mais dinâmico e exigente em termos de qualidade, produtividade e eficiência de seus colaboradores, profissionais de Recursos Humanos são vistos cada vez mais como peças fundamentais na condução de processos que selecionam candidatos que efetivamente possam atender essas expectativas.
Nesse panorama, surgem alguns dilemas não tão simples de resolver, especialmente quando há uma grande oferta de vagas que precisam ser preenchidas rapidamente. Diante de quadros assim, é desejável procedimentos bem planejados e orientados por uma equipe consultiva, que ofereça soluções em Recruitment Process Outsourcing, também conhecido como RPO ou, popularmente, a terceirização de Recrutamento e Seleção.
Dados do instituto americano Aberdeen apontam que um grande percentual de empresas que fizeram parceria com um fornecedor de RPO tiveram 17% mais chances de contratar e engajar profissionais qualificados. Ainda, de acordo com os estudos, estas mesmas empresas, ao contar com o suporte de uma consultoria de recursos humanos terceirizada, conseguiram reduzir seu custo de contratação em pelo menos 25%, além de otimizar o tempo de contratação, que pôde ser reduzido em mais de 20%.
O que mudou nos processos seletivos?
Historicamente, sabemos que muitas das etapas de um processo seletivo já não são as mesmas de tempos atrás. Por exemplo, atualmente, não é mais necessário receber todos os currículos pessoalmente, realizar entrevistas em um espaço físico ou concluir dinâmicas longas presenciais e fazer um banco de talentos em pastas arquivadas.
Hoje, empresas que utilizam a tecnologia a seu favor, sobretudo de forma conjunta com uma empresa de RPO, evitam que os processos seletivos se tornem longos e pouco objetivos com muito mais eficiência, mesmo quando há uma grande demanda por profissionais em um mesmo perfil de vaga.
Mas como contratar de forma eficaz?
Dentre os pontos fundamentais para as contratações, está o acompanhamento de dados e métricas de recrutamento, que visa analisar a efetividade dos processos e que permite avaliar o que de fato funcionou e o que precisa ser modificado.
A Inteligência Artificial também é forte aliada e contribui para assertividade das contratações, incluindo a exclusão de viés inconsciente, o que colabora para uma seleção mais justa e igualitária. Além disso, técnicas objetivas de contratação e metodologias ágeis aceleram processos de modo estratégico.
Um banco de talentos confiável para atender as demandas necessárias também é realidade para empresas que utilizam a tecnologia em processos de recrutamento. “Um cadastro bem realizado conta muito para o andamento de todo o processo seletivo e, inclusive, de seleções futuras. A qualidade das informações armazenadas é o fator principal para um registro seguro que possa ser bem utilizado”, destaca Victor Fazzio, Head & Managing Partner da Somos Hub.
A ausência desses fatores acaba sendo empecilho para a realização de um processo seletivo justo, eficiente e diversificado, principalmente quando há uma demanda de volume de vagas e candidatos. Por isso, muitas vezes, o ideal é, de fato, terceirizar os processos de Recrutamento e Seleção.
Fonte: Mundo RH