A Escrituração Contábil Fiscal (ECF) é uma obrigação acessória do SPED, onde serão apresentadas informações de origem contábil e fiscal para apuração do Imposto de Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido, além de informações gerais e econômicas da empresa.
Muitas vezes, essa obrigação traz dúvidas na hora do seu preenchimento, todavia não é incomum se deparar também com questionamentos referentes a como recuperar a ECF anterior.
Deste modo, é fundamental compreender tanto como, quanto quando a ECF anterior será recuperada. Quer saber mais?
Portanto, continue acompanhando a leitura a seguir. Confira!
Quem deve entregar a ECF?
Estão obrigadas a fazer o preenchimento e entrega da ECF todas as pessoas jurídicas, inclusive imunes e isentas, que sejam tributadas por lucro real, lucro arbitrado ou lucro presumido, exceto:
É considerada pessoa jurídica inativa aquela que não tenha efetuado qualquer atividade operacional, não operacional, patrimonial ou financeira, inclusive aplicação no mercado financeiro ou de capitais, durante todo o ano-calendário. Neste caso, deve ser apresentada a Declaração Simplificada da Pessoa Jurídica (DSPJ) – Inativa.
Ainda, no caso da pessoa jurídica possuir Sociedades em Conta de Participação (SCP), cada SCP deve preencher e transmitir sua própria ECF, utilizando o CNPJ da pessoa jurídica que é sócia ostensiva e o CNPJ/Código de cada SCP.
Informações recuperadas da ECF anterior
Na ECF, o Bloco E é composto tanto pelas informações recuperadas da anterior quanto pelo cálculo fiscal dos dados recuperados da ECD. Dessa forma, esse bloco não é preenchido pela empresa, é o próprio Programa Validador de Escrituração que faz o preenchimento dos dados com base na recuperação da ECF e da ECD.
Deste modo, quando falamos na ECF anterior, algumas informações específicas são recuperadas, como:
No entanto, uma outra dúvida diz respeito a quando deverá ser feita essa recuperação. Veja a seguir.
Quando deve ser feita a recuperação?
A recuperação da ECF é obrigatória diante de algumas situações, que são determinadas pelo Manual de Orientação da ECF. São elas:
No entanto, diante de algumas situações, poderá acontecer a não recuperação da ECF anterior. Isso acontece de acordo com algumas regras, como:
Portanto, aparece uma advertência por meio do PGE da ECF, com o intuito de alertar o contribuinte da recuperação da ECF anterior. Deve ser feita a validação, gerar para ser feita a entrega, assinar e, por fim, transmitir a escrituração.
Como é o processo para recuperar a ECF anterior?
O processo para recuperar a ECF anterior é bastante simples e pode ser feito por meio do PGE da ECF.
Deste modo, o primeiro passo deve ser acessar o menu Escrituração e, depois, a opção “Recuperar ECF Anterior”. Em seguida, o contribuinte encontrará uma tela, na qual poderá marcar algumas opções, como:
Assim, quando o contribuinte marca a segunda opção, o próprio PGE da ECF se responsabiliza por sobrepor os dados do Plano de Contas e Mapeamento.
Se, na base de dados, o programa identificar uma ECF anterior, ele apresentará a escrituração que será recuperada. Se isso não acontecer, deve-se clicar em “localizar” para escolher o arquivo assinado.
Assim, se a empresa se encontrar obrigada a escrituração contábil, será necessário realizar a recuperação do arquivo referente a ECD do ano-calendário. Caso contrário, constará erro no PGE da ECF.
Portanto, após a recuperação de arquivos, deve ser feita a validação, gerar para ser feita a entrega, assinar e, por fim, transmitir a escrituração.
Fonte: Jornal Contábil