Please enable JS

Blog

Vencer o medo de usar esta frase vai alavancar sua carreira

7 de dezembro de 2023 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO

Admitir um erro não é algo fácil de se fazer. Em algumas culturas, o gesto é, inclusive, visto como um sinal de fraqueza, o que faz com que muitas pessoas mantenham suas opiniões mesmo com suspeitas de que elas não estão, de fato, corretas.

Pesquisadores descobriram, no entanto, a admissão do erro não faz com que alguém seja visto como menos competente. Essas pessoas são, na verdade, consideradas mais inteligentes e amigáveis.

De acordo com o especialista em psicologia Scott Shigeoka, pessoas altamente bem-sucedidas e simpáticas admitem quando não estão certas e não têm medo de dizer três palavras simples: “Eu estava errado”.

Em artigo escrito para a CNBC Make It, Shigeoka listou três atitudes que este tipo de pessoa costuma tomar:

1. Priorizar o aprendizado e o crescimento

Segundo Shigeoka, ao reformular o aprendizado como uma vitória, as pessoas avançam em direção à compreensão, em vez de ficarem presos falando sobre os momentos em que estiveram certas ou erradas.

Isto é apoiado por um estudo realizado pelas psicólogas Carol Dweck e Karina Schumann, que descobriu ser mais provável que as pessoas assumam a responsabilidade pelos seus erros se acreditarem ter o poder de mudar seu comportamento.

“A chave é se lembrar de que, mesmo que seu comportamento esteja errado, você pode mudá-lo no futuro. E só porque você está admitindo um erro, isso não significa que você está dizendo que é uma pessoa má”, explica Shigeoka.

2. Pedir por mais informação

“Quando alguém lhe disser que você está errado, em vez de ficar imediatamente na defensiva, fique curioso para saber por que essa pessoa está dizendo isso a você. Responda com ‘Você pode me contar mais?’ e realmente ouça o que eles têm a dizer”, sugere o especialista.

De acordo com ele, isso não apenas torna as pessoas mais receptivas ao feedback e aos pensamentos de outro alguém, mas também tem o potencial de expandir a maneira como elas pensam sobre um tópico ou questão.

“Você se tornará menos combativo em relação às opiniões dos outros, ao mesmo tempo em que desafiará seu próprio senso de certeza”, garante.

3. Lembrar que seres humanos são programados para perdoar

“Quando admitimos que estamos errados, não só seremos vistos como mais fortes e mais amigáveis, como também seremos perdoados pelas nossas transgressões”, declara Shigeoka.

De acordo com ele, um estudo da psicóloga Molly Crockett revelou que os humanos têm uma predisposição básica para perdoar os outros, mesmo a estranhos. Desta forma, quando eles admitem seus erros, criam mais potencial para preservar ou reparar as conexões mais importantes das suas vida.

Fonte: Administradores

Posts relacionados

Carisma: como explorar o melhor da sua personalidade na liderança

27 de fevereiro de 2024 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO
conversa

3 erros críticos para evitar na liderança de equipes em 2024

7 de fevereiro de 2024 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO

Inteligência artificial e mercado de trabalho: desafios e oportunidades

2 de fevereiro de 2024 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO
lideranca

Mais que um título: 5 formas de demonstrar sua liderança na prática

30 de janeiro de 2024 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO

Profissionais remotos são menos reconhecidos? Veja como se destacar

26 de janeiro de 2024 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO

Autoconhecimento: o que é, sua importância e 5 dicas de como exercitar

24 de janeiro de 2024 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO

abc