A tecnologia modificou a maneira de consumir e vender. Um claro exemplo desta mudança é em relação ao contato entre empresa e cliente, que, em muitos casos, passou a ser automatizado. No entanto, apesar das muitas vantagens que estas ferramentas agregam para as empresas, boa parte dos clientes prefere uma venda humanizada e ser atendida por uma pessoa capacitada.
Segundo uma pesquisa realizada pela Allin, Social Mine, Opinion Box e Bornlogic em 2022, 80% dos entrevistados confirmaram que preferem o atendimento de um profissional humano no ambiente online. Por este motivo, a procura por serviços de suporte humanizado é uma grande tendência para os próximos anos.
A necessidade de um apoio humanizado cresceu juntamente com o aumento das vendas online durante a pandemia de covid-19. “Hoje, os clientes têm sido cada vez mais exigentes com as empresas das quais consomem um produto ou serviço. Mas, por outro lado, também passaram a reconhecer investimentos que melhorem a experiência de consumo como pontos positivos no mercado. Um atendimento humanizado demonstra respeito e cuidado com os clientes, gerando um sentimento de maior satisfação”, explica Rodolfo Rodrigues, especialista em venda humanizada e practitioner em PNL internacional.
Mas, o especialista alerta que, para realizar uma venda humanizada da maneira correta, é necessário treinamento. “É preciso que os profissionais também entendam a importância de um serviço de apoio bem executado. Investir em um bom treinamento auxilia o profissional a lidar com as adversidades junto ao cliente, assim como saber filtrar e entender o momento dele. Só assim seu atendimento irá se diferenciar da maioria e fazer com que o consumidor se sinta confortável ao escolher seu produto e serviço”, ressalta.
Rodrigues revela ainda outras vantagens que investir em capacitações para vendas humanizadas podem gerar, tanto às organizações, quanto aos colaboradores. “Buscar por conhecimento nesta área auxilia a criar relacionamentos mais fortes e duradouros com os clientes, a lidar com objeções de forma mais eficiente e persuasiva, a personalizar soluções de vendas para cada cliente. Além disso, também é possível desenvolver uma mentalidade centrada no cliente, o que pode levar a uma maior fidelidade, construindo uma reputação positiva e confiável no mercado”.
Segundo Frank Utech, sócio-proprietário do Hotel Fazenda Casarão do Vale, o investimento em vendas humanizadas gerou retornos consideráveis ao empreendimento. “Nós entendemos que é essencial encontrar um ponto de equilíbrio entre a tecnologia e a venda humanizada. O contato próximo com o cliente e a personalização do atendimento gerou ao hotel um crescimento expressivo em conversão. Por conta disso, aumentamos o investimento não apenas na venda humanizada, mas também nos serviços do hotel, treinando líderes e capacitando nossos colaboradores”, conta o empresário.
Para ser um diferencial competitivo, a venda humanizada deve fazer parte de todo o processo de comercialização, desde o follow-up, em que acontece de fato a venda para clientes novos e antigos e o acompanhamento pós-venda. “A venda humanizada significa acompanhar o cliente em toda a venda, entendendo a real necessidade dele e oferecendo as melhores soluções. Assim, ele se sentirá querido, seguro e estimado”, finaliza Rodrigues.
Fonte: Administradores