Você já utiliza o WhatsApp como alternativa de atendimento para fechar vendas em seu negócio? Saiba que as vendas pelo WhatsApp podem ajudar sua empresa a aumentar os resultados e fechar mais negócios.
Muito além da troca de mensagens
O WhatsApp começou com foco apenas na troca de mensagens instantâneas entre as pessoas. Com o passar do tempo, passou a oferecer a possibilidade de se realizar uma chamada por voz, de vídeo e fazer o envio de arquivos pelo aplicativo.
Outras atualizações também permitiram o uso de GIFs, figurinhas, desabilitar algumas configurações de privacidade (como demonstrar ou não se conferiu as mensagens ou mesmo a última vez que esteve online).
Além disso, com a chegada do WhatsApp Business e com os rumores sobre o WhatsApp Pay, muito mudou para as empresas que desejavam fazer atendimento pelo aplicativo.
Possibilidades de Negócio com o WhatsApp
É difícil encontrar um brasileiro que não tenha o aplicativo instalado e que não o utilize diariamente. Por esse motivo, as empresas começaram a oferecer o atendimento via WhatsApp e hoje é comum vermos cartões de visita, sites e até outdoors com um contato através do app.
O WhatsApp é um canal muito forte de comunicação, isso porque quando alguém lhe adiciona no aplicativo, você tem certeza que sua mensagem será entregue. Diferentemente de um e-mail ou de um anúncio, onde não existe a certeza da entrega e da visualização da mensagem, no WhatsApp é diferente, pois se a pessoa solicitou mais informações é porque ela quer um canal rápido e prático de atendimento.
Se você possui uma loja virtual ou qualquer outro tipo de negócio que envolva vendas, seja pela internet ou fora dela, e ainda não possui um canal de atendimento para vendas pelo WhatsApp, você está deixando dinheiro na mesa. Quem atua com esse modelo de venda afirma que se o contato chegou até o WhatsApp, a chance da venda ser realizada é de praticamente 100%.
WhatsApp business agora tem carrinho de compras
O WhatsApp lançou mais uma funcionalidade para os usuários da sua versão Business, que também vai ajudar bastante os consumidores ao interagirem com marcas.
Agora, além do catálogo disponível para visualizar produtos, as pessoas também poderão adicionar itens em um carrinho de compras, a novidade do momento.
O aplicativo de mensagens mais popular no Brasil agora tornou-se ainda mais completo para quem deseja ter uma experiência de compra rápida e eficaz. O que você acha disso?
Dicas para vender pelo WhatsApp
Para fazer vendas pelo WhatsApp, é importante ter atenção aos detalhes para garantir que vai se comunicar com as pessoas da forma certa. Por isso, seguem algumas instruções:
1. Tenha um número exclusivo para o WhastApp Business
É fundamental que você tenha um número exclusivo para atendimento via WhatsApp. Dessa forma, você não mistura seu contato pessoal com o canal de atendimento da sua empresa ou negócio. Além disso, você pode respeitar uma faixa de horário destinada para atendimento e não corre o risco de ver mensagens chegando no domingo à noite, por exemplo.
2. Tenha um aparelho com boa capacidade para a utilização constante
Outra dica importante é que você precisa ter o aplicativo instalado em um celular com bom desempenho, pois o volume de mensagens pode ser muito grande e seu aparelho poderá travar, caso não seja potente o bastante.
Mesmo que por meio do WhatsApp Business, você possa ter um controle bem melhor feito por um navegador em um computador, ainda assim, caso precise ter mobilidade ou mesmo fazer fotos em tempo real para mandar por mensagem, será interessante ter um aparelho com desempenho satisfatório.
3. Com o tempo, invista em um atendimento exclusivo
Uma vez que você comece a ter um volume significativo de mensagens chegando via WhatsApp, é importante deixar uma pessoa focada nesse modelo de atendimento. Assim, você conseguirá atender mais pessoas ao longo do dia, oferecendo um atendimento ágil, de qualidade e que certamente lhe renderá mais vendas.
4. Utilize uma linguagem padrão, mas humanizada
Padronize sua comunicação para que sua empresa tenha a mesma forma de se comunicar em diferentes canais, porém, adaptando o tom de voz para cada mídia, de acordo com o público. Também tenha o cuidado de não deixar os processos muito técnicos e perder a chance de criar um vínculo com o usuário. Seja formal, mas trate de forma personalizada e humanizada.
5. Conte com um manual de perguntas frequentes
Para facilitar o atendimento, tenha um arquivo com as dúvidas frequentes respondidas para, sempre que precisar, consultar de maneira rápida e oferecer uma resposta ágil ao consumidor.
6. Utilize os recursos do WhatsApp a seu favor
Verifique todas as possibilidades do aplicativo e utilize-as a seu favor. Por exemplo, o campo descritivo pode ser utilizado para colocar alguma informação relevante sobre a empresa, o link do site ou mesmo outro número para contato.
O WhatsApp fez um anúncio interessante recentemente. A empresa informou sobre uma nova funcionalidade: um botão de compras introduzido no aplicativo para as contas do WhatsApp Business.
Esse recurso será de grande ajuda para que os consumidores encontrem o catálogo de uma empresa e conheçam seus produtos ou serviços com mais facilidade.
Com o botão de compras, os usuários poderão conferir imagens, preços e informações básicas antes de iniciar a conversa, o que pode simplificar a comunicação.
Abaixo dos itens do catálogo, existe outro botão com um CTA (Call To Action), chamando as pessoas para iniciar o chat. O que você achou deste novo recurso?
7. Não seja invasivo
O WhatsApp é uma rede social pessoal em que muitos não gostam de receber contatos de estranhos, pois é um canal vinculado ao número do celular. Por isso, só envie mensagens para as pessoas que solicitaram contato e permitiram que a sua empresa iniciasse uma conversa.
Faça suas vendas no WhatsApp e mantenha o relacionamento
Fonte: Agência Mestre